Whatsapp Business: como vender mais com ele

Whatsapp Business: como vender mais com ele

Você sabia que, atualmente, 99% dos brasileiros possuem o WhatsApp instalado em seus smartphones? E que, para além disso, 93% dessas pessoas usam o aplicativo todos os dias? Muita coisa, não é? 

Pois bem: tendo esses dados em vista, é fato que o WhatsApp pode funcionar como uma verdadeira ferramenta para a estratégia digital de seu negócio. Afinal, uma das premissas para um planejamento eficaz é estar onde seu potencial cliente está. E, hoje em dia, ele está neste canal de mensagem! 

Por isso, nosso post de hoje será dedicado ao WhatsApp Business, ferramenta comercial do WhatsApp feita exatamente para empresas. Quer saber como fazer vendas digitais com ele? É só nos acompanhar. 

O que é o WhatsApp Business?

Dado o grande crescimento informal do uso do WhatsApp para atividades comerciais e divulgação de produtos, a empresa, em 2018, criou esta versão exclusiva para pequenos negócios e empreendedores individuais. 

À época, 4 em cada 5 empresas já utilizam o WhatsApp de alguma forma para vendas e operações com clientes. Por isso, dada a oportunidade, a ferramenta foi criada com o intuito de facilitar e otimizar a vida dos profissionais — com suas diversas funcionalidades.

Assim, essa é uma excelente estratégia para corretores, levando em consideração uma série de aspectos, principalmente a aderência do canal e praticidade proporcionada pela versão Business. 

Com ele, é possível tanto prospectar quanto engajar as pessoas — ou seja, é possível integrá-lo a mais de uma etapa de seu planejamento de marketing para vender mais. 

Quais suas funcionalidades?

As maiores vantagens de adquirir um perfil comercial no WhatsApp residem nas funcionalidades proporcionadas pelo aplicativo. Veja algumas delas abaixo:

  • informações oficiais: em seu perfil comercial, é possível inserir, endereço, telefone e demais dados do negócio;
  • automação de mensagens: criação de mensagem automáticas para usuários, como templates de saudação;
  • categorias: etiquetas possibilitam que você categorize suas conversas de acordo com o perfil do potencial cliente, ou o que mais você julgar útil para sua organização;
  • análises: o WhatsApp Business fornece uma série de análises e relatórios que podem lhe auxiliar nos insights sobre seu atendimento. 

E aí, precisa de mais motivos para aderir à ferramenta? No próximo tópico, te ensinaremos como é simples garantir seu perfil — outra grande vantagem do aplicativo. 

Mas, afinal, como funciona o WhatsApp Business?

Preparamos um passo a passo simples para te mostrar como é fácil começar a atrair mais clientes com o WhatsApp Business. Confira: 

  1. Baixe o aplicativo: na Apple Store ou Google Play, a depender de seu smartphone;
  2. Escolha seu número: só é possível utilizar uma versão do WhatsApp — Business ou Messenger. Se você possui apenas um chip, é preciso escolher um dos dois. No caso de dois chips, é possível usar um aplicativo para cada; 
  3. Editar seu perfil: aqui, insira todas as informações fundamentais sobre sua venda de seguros (você pode criar um texto descritivo contando sobre os tipos de seguro, seu horário de atendimento e por aí vai);
  4. Escolha o perfil de seu negócio: verificado, confirmado ou comercial. No seu caso, sua conta pode ser confirmada ou comercial, pois os perfis verificados são voltados para grandes empresas. 

E pronto! Feito isso, você já pode iniciar seu atendimento e estratégia de venda e marketing no aplicativo e aproveitar todos os recursos que ele oferece.

Uma boa dica é começar a divulgar seu número no site ou em suas redes sociais, por exemplo. Mas, para essa estratégia, não se esqueça de contar com uma boa empresa de tecnologia parceira, que possua expertise suficiente e comprovada para lhe auxiliar. 
Clique aqui e saiba como fazer essa escolha. Até a próxima!