4 problemas que só uma solução digital resolve na sua empresa

4 problemas que só uma solução digital resolve na sua empresa

Quem se recusa a procurar por uma boa solução digital para empresas não está apenas cometendo um erro — está, também, perdendo oportunidades de negócio. 

É fato que, atualmente, poucas são as pessoas não acessam a Internet via smartphone, por exemplo. Desde 2017, quase 70% da população já preferia comprar, ler e se atualizar pelo celular, segundo o IBGE. 

Os avanços tecnológicos representam, em primeiro lugar, facilidade e praticidade para o dia a dia da sociedade. E, neste contexto, aqueles que são economicamente ativos já aderem e, inclusive, preferem uma solução digital para adquirir um produto ou mesmo um serviço — e os seguros estão inclusos neste pacote. 

Seguir em constante inovação é, também, acompanhar a economia e suas mudanças, criando vantagens competitivas frente à concorrência. Principalmente em um mercado tão tradicional quanto o securitário. 

Se você deseja incrementar suas vendas e, ainda, simplificar o dia a dia de sua corretora ou seguradora, não dá para ficar de fora da era digital. 

Abaixo, confira alguns problemas que só uma boa solução digital pode resolver para você. Esperamos que goste!

1. Descentralização de informações como solução digital

A jornada do cliente não costuma ser tão regular. Existem consumidores que fazem compras rápidas e práticas. Outros, demoram bastante tempo para decidirem o que querem. Alguns também adoram negociar e colocar alguns obstáculos nesse caminho. 

E, para todos esses perfis, guardar os dados e as informações sobre o potencial cliente e registrar o “trajeto” da venda são pontos fundamentais para suceder. 

Esse registro é importante para uma série de motivos, tais como: identificação do tipo de pessoa com quem se está lidando, entendimento do melhor dia e horário para entrar em contato, estudo de caso para oferecer melhores opções e, até mesmo, para o caso de o vendedor se ausentar e outro profissional ter de assumir o processo de venda. 

Para todos esses pontos, um CRM (customer relationship manager ou gerenciamento de relacionamento com o cliente) é a solução digital ideal. 

A ferramenta centraliza todas as informações necessárias em um só lugar, define o status de cada venda e, ainda, gera relatórios que podem ser superinteressantes para reuniões e definições de futuras estratégias. Melhor ainda se esse CRM for voltado especificamente para o mercado securitário!

2. Comunicação com o cliente

A comunicação é, geralmente, a solução para todos os nossos problemas. Não há questão ou conflito entre duas pessoas que não possa ser resolvido com uma boa conversa, certo? Da mesma forma, é comum que a falta de comunicação — ou uma comunicação falha — gere uma série de gargalos, inclusive no processos de vendas. 

No processo de vendas de seguros, é comum que o meio de comunicação mais usado seja o telefone. E isso até pode funcionar: existem momentos em que o contato telefônico é realmente positivo, principalmente se você precisar resolver algum ponto com urgência. No entanto, atualmente, as pessoas estão usando cada vez menos o telefone para ligações. 

É usual que clientes queiram algum espaço ou distância de vendedores, para que não sejam incomodados em um rotina atribulada. E não é nada pessoal: todos só querem resolver suas questões em seu próprio tempo — e isso é algo que uma ligação não permite. 

Para além disso, o telefone não permite um registro do que foi falado. Você precisa contar com a sua memória e compromisso para anotar todas as informações e passar para o CRM, por exemplo. E, para driblar todos esses obstáculos do telefone, uma solução digital mostra-se como ideal: o e-mail. 

O e-mail é uma forma simples, rápida e fácil para que você se comunique com o seu cliente. Ainda, ele possui muito mais receptividade e permite registro de conversas, troca de dados e informações, etc. Para além de tudo isso, você também pode criar campanhas de e-mail marketing para anunciar conteúdos e produtos, que podem alcançar uma quantidade muito maior de pessoas do que ligações, por exemplo. Viu só como o e-mail é irresistível?

3. Desperdício de tempo 

Você já deve saber que tempo é dinheiro e, por isso, gastar preciosos minutos do dia a dia de sua corretora ou seguradora com tarefas extremamente operacionais pode ser um grande gargalo em sua receita. 

Profissionais que precisam reservar algumas horas diárias para realizar atribuições nesse sentido despendem um tempo que poderia ser usado para prospectar clientes, fechar vendas, realizar estudos, reuniões e muito mais. Assim, para otimizar a rotina de todo o seu negócio, outra solução digital pode ser verdadeiramente relevante: a automação. 

A automação é, basicamente, um pilar do marketing digital. Com ferramentas que funcionem dessa forma, você consegue tornar mecânicas algumas tarefas e organizar melhor o cotidiano dos funcionários — e da sua cartela de potenciais e atuais clientes. 

A automação do e-mail marketing, por exemplo, é fundamental para nutrir seus leads e deixá-los preparados para a efetivação da compra em sua corretora ou seguradora. 

Acima de tudo, a automação de marketing é uma solução digital para aumentar a sua receita com base na descomplicação e incremento de suas vendas. Parece o cenário ideal, não é mesmo?

4. Treinamento de funcionários

Para atingir a qualidade máxima em seu processo de vendas e aumentar o faturamento de seu negócio, a padronização do atendimento dos vendedores é fundamental — até para que você consiga medir o desempenho da equipe após. 

Dessa forma, treinamentos para o time são de suma importância para desenvolver uma abordagem similar entre todos e, ainda, efetiva para os potenciais clientes. 

Treinar seus funcionários, principalmente em uma corretora ou seguradora, pode ser um processo adverso. As agendas estão sempre lotadas e os horários podem não bater para encontros presenciais. E, tendo esse cenário em vista, treinamentos a distância podem ser interessantes para otimização do processo. 

Reciclar e atualizar o conhecimento dos corretores pode ser uma tarefa mais simples com uma plataforma de EAD (ensino a distância), uma solução digital extremamente eficaz para pequenas, médias e grandes equipes. 

Assim, você garante a potencialidade do talento de sua equipe sem lhes tomar muito tempo — afinal, eles poderão assistir às aulas onde e quando quiserem. 

E aí, percebe como uma boa solução digital pode te fazer sair na frente da concorrência, otimizar uma série de processos e, melhor ainda, aumentar as suas vendas de forma regular e efetiva? 

Só não se esqueça da importância de uma ajuda especializada para implementação das novas funcionalidades, principalmente levando em conta as peculiaridades do mercado securitário — uma agência especialista é uma excelente alternativa. 

Se você se interessou por este artigo, continue com a gente e leia mais sobre otimização de resultados com estratégias de marketing digital. Até a próxima!