Como um sistema de informação pode agilizar os processos da sua empresa

Como um sistema de informação pode agilizar os processos da sua empresa

Se você ainda não adotou um sistema de informação para sua empresa, este post é para você.

A popularização da Internet e as tecnologias, de forma geral, nos trouxeram muito mais do que o acesso à informação. Na realidade, esses adventos nos permitem otimizar uma série de processos antes feitos manualmente. 

É simples enxergar isso: hoje, existem aplicativos para uma várias ações que executávamos no dia a dia de outra forma — como a agenda, por exemplo. E, quando pensamos nesse cenário aplicado ao ambiente corporativo, a transformação causada pela tecnologia é ainda maior. 

Esse novo contexto nos dá a oportunidade de melhorar exponencialmente a produtividade e agilizar o cotidiano da equipe. E temos certeza de que você já sabe: tempo é dinheiro. Aperfeiçoar os seus processos é, também, uma forma de faturar mais ao fim do mês. 

Se você trabalha no mercado securitário, precisa conhecer a mudança positiva que um sistema de informação pode proporcionar à sua corretora. Quer entender mais sobre como modernizar a organização de sua empresa e impulsionar seus resultados? Continue com a gente!

O que é um sistema de informação? 

Basicamente, um sistema de informação é uma ferramenta automatizada que visa organizar métodos, quaisquer sejam eles. Geralmente, auxilia na coleta, transmissão, disseminação e organização de informações. Mas, e na prática, como isso funciona?

Se você tem uma empresa, o sistema de informação age de forma a auxiliar na modernização e centralização de todos os seus processos. Ou seja, é um facilitador para o cotidiano de trabalho. Aliás, atualmente, pode-se dizer que essa implementação é passo essencial para seguir competitivo no mercado — inclusive o securitário. 

Como um sistema de informação pode ajudar a minha corretora? 

Se você possui ou trabalha em uma corretora, sabe que alguns métodos utilizados ainda são tradicionais — e isso funcionou por um tempo. Mas a atualização, agora, é essencial para otimização de processos e resultados. 

Caixas papel com documentos impressos, HDs lotados de arquivos e tabelas de Excel não podem mais ser uma realidade para manter-se competitivo. E, por isso, o uso de um sistema de informação — a priori, principalmente para organização — é imprescindível. 

Esse sistema pode lhe auxiliar em uma série de aspectos, mas primordialmente no processo de captação e vendas que, geralmente, torna-se perdido entre a equipe, sem histórico e identificações. Nesse sentido, vários são os benefícios da implementação tendo em vista a área de vendas:

  • compartilhamento de agenda;
  • gerenciamento de clientes e possíveis clientes;
  • upload de arquivos gerais;
  • histórico de acompanhamento;
  • organização da rotina dos funcionários;
  • relatórios de desempenho. 

Note como o último ponto faz-se essencial: conseguir gerar relatórios a partir de dados atuais e reais de sua corretora é de suma importância para entender se o caminho traçado está correto, no qual é possível aperfeiçoar os processos, onde estão os gargalos, etc. 

Ou seja, o uso de um sistema de informação é necessário para otimizar os resultados de sua empresa, sem dúvidas. 

Como escolher o sistema de informação ideal? 

Existem sistemas de informação de todos os tipos disponíveis no mercado, principalmente dada à vasta opção de fornecedores atualmente. No entanto, é preciso ter em vista qual plataforma realmente é aderente ao seu negócio. 

Recomendamos sempre que você busque por uma ferramenta que seja focada em sua área de atuação — uma que tenha funcionalidades que conversem com as necessidades do mercado de seguros, no seu caso. Só assim é possível usar o sistema em todo seu potencial e, dessa forma, desenvolver verdadeiramente os processos de sua empresa. 

Viu só como um sistema de informação aderente pode ser útil para sua corretora? Quer saber mais sobre o assunto? Siga nos acompanhando e confira o que é um CRM — um dos tipos de sistema de informação que pode lhe auxiliar.