Por que incluir o marketing digital no seu plano de negócios?

Por que incluir o marketing digital no seu plano de negócios?

“Presença digital” virou termo obrigatório para quem está desenvolvendo um plano de negócios em busca de resultados efetivos e satisfatórios em seu empreendimento. Em um contexto no qual a tecnologia tornou os comportamentos de consumo ainda mais complexos, é fundamental fazer-se presente onde seu público está: no ambiente online. 

E, nesse sentido, a inclusão do marketing digital em sua estratégia é necessária. Afinal, como aparecer para todos esses usuários que são potenciais compradores de seus produtos e serviços? Com ferramentas focadas na Internet, é claro. 

Se você quer conhecer os motivos para tornar o marketing digital parte de seu plano de negócios, continue com a gente e saiba mais sobre essa poderosa tática de atração de clientes e fidelização. 

Por que incluir o marketing digital no plano de negócios de sua corretora? 

Visibilidade constante

Para atrair mais clientes, é preciso estar onde o seu público potencial está. Ou seja, se você quer aumentar as suas vendas de seguros, fato é que tem de estar presente nas redes sociais, buscadores, etc. Isso é o que chamamos de presença digital e que comentamos na introdução. Mas como atingir esse cenário? 

Além da criação de perfis nas plataformas que têm aderência com os seus possíveis consumidores (por exemplo: Instagram, Facebook etc), é fundamental que você possua um site e um blog para que as pessoas “achem” o seu negócio quando procurarem no Google, por exemplo, por um serviço que você oferece — não se esqueça de que, atualmente, a busca por fornecedores é constante e ativa por parte dos indivíduos.

Sendo assim, uma boa estratégia de marketing digital em seu plano de negócios é passo fundamental. As táticas proporcionadas pelo marketing lhe auxiliarão diretamente nesse momento, como com técnicas de SEO para o seu blog e site. 

Construção de relacionamentos e autoridade

O marketing digital é, também, uma forma de você construir relacionamentos sólidos com seus clientes e potenciais clientes. Tudo isso a partir do desenvolvimento de autoridade de seu negócio no assunto em questão (no caso, o mercado securitário) e, ainda, com estratégias de contato com o público, que confiará cada vez mais no entendimento de sua equipe sobre as questões correlatas ao mercado. 

Tudo isso pode ser feito com postagens frequentes no blog sobre assuntos relevantes, produção de materiais ricos (como e-books, por exemplo), estratégias de e-mail marketing para nutrição de leads, newsletters e muito mais. 

E o que esses pontos têm em comum? Todos são táticas que o marketing digital pode proporcionar quando inserido em seu plano de negócios, com retornos sólidos e realmente efetivos.

Aquisição de potenciais clientes: principal objetivo do seu plano de negócios

Esse motivo é, na verdade, uma consequência de todas as principais estratégias do marketing digital. Conquistar uma base de leads é fruto de esforços de aquisição feitos com uma equipe especializada, que deve estar prevista em seu plano de negócios se você deseja faturar no ambiente online atualmente. 

Essa base pode ser desenvolvida a partir da construção de autoridade nas redes e demais plataformas, cadastro para download de materiais ricos e até mesmo pela simples busca orgânica. 

Fato é que, com o marketing digital — como com o inbound marketing, por exemplo —, o público é quem lhe encontra e toma consciência de que precisa dos serviços e produtos que você oferece. A premissa, agora, é de realizar táticas menos intrusivas, contrastando com a conduta das propagandas dos últimos anos. 

Fidelização dos atuais clientes

O marketing digital também é uma maneira de você trabalhar com os clientes que já possui, fidelizando-os ainda mais e tornando-os fãs do serviço que é prestado. Isso pode ser feito por meio de estratégias de engajamento nas redes sociais e fluxos de e-mail marketing, por exemplo. 

Não se esqueça de que seus clientes são potenciais promotores de sua marca, e podem lhe auxiliar espontaneamente no marketing boca a boca. Por isso, não deixe de lado a importância das táticas realizadas no digital para conquistá-los ainda mais. 

Viu só como você não pode deixar um bom planejamento de marketing digital de fora de seu plano de negócios? Esse é, atualmente, um verdadeiro investimento para o seu negócio — e não apenas um gasto a mais com equipe. 

Se você entendeu a importância deste passo, siga conosco e saiba mais sobre como escolher a melhor empresa de tecnologia para lhe auxiliar nessa empreitada.