7 sinais de que o plano de marketing da sua empresa precisa de revisão

7 sinais de que o plano de marketing da sua empresa precisa de revisão

A expectativa de expansão da economia em 2019 motivou diversos empreendedores a investirem em seus negócios. E em uma realidade cada vez mais conectada, a internet torna-se um dos principais canais de comunicação com os consumidores.

No entanto, à medida que as grandes e médias empresas investem no segmento online, a competitividade só aumenta. Com isso, é comum encontrar empresas que iniciaram um plano de marketing e não conseguiram alcançar os resultados desejados. 

Dessa maneira, a revisão do plano de marketing é uma alternativa para identificar os fatores que comprometem a eficiência das estratégias e as melhorias necessárias.

Por isso, no artigo de hoje vamos lhe ajudar a identificar os 7 sinais de que o plano de marketing da sua empresa precisa de revisão. Continue acompanhando! 

1.  Os resultados dos meus concorrentes são melhores 

Esse é um dos sinais mais fáceis de se identificar. Afinal, a análise dos concorrentes é um processo fundamental em qualquer plano de marketing. 

Quando os seus concorrentes conseguem alcançar resultados melhores que o da sua empresa, o gestor responsável deve agir rapidamente. Caso contrário, sua empresa pode ficar para trás.

Por isso, ao notar que os principais concorrentes estão à frente do seu negócio, não perca tempo para realizar a revisão do seu plano de marketing. 

2. A minha empresa não consegue escalar as vendas 

A internet possibilita que a sua empresa alcance milhares de consumidores em pouquíssimo tempo. Portanto, o escalamento das vendas deve ser o objetivo principal de uma estratégia de marketing digital. 

Por isso, se a sua empresa não consegue escalar as vendas ou até mesmo aumentá-las, é imprescindível revisar o plano de marketing para encontrar maneiras de mudar essa situação.

Caso a sua empresa utilize apenas a prospecção ativa, talvez seja o momento de encontrar novas estratégias de vendas. Muitas vezes o marketing tradicional (offline) pode gerar custos elevados, além de exigir muito tempo da sua equipe de colaboradores. 

3. Minha empresa não aparece nos mecanismos de buscas 

A internet é umas das principais responsáveis pela mudança de comportamento dos consumidores que, antes de realizar uma compra, tendem a pesquisar sobre o produto.

Dessa maneira, caso a sua empresa não apareça nos mecanismos de busca, o plano de marketing deve ser revisado o quanto antes. 

De acordo com um estudo realizado pela Serasa Experian Hitwise, o Google recebe em média 95% de todas as pesquisas realizadas em navegadores. Cerca de 200 milhões de pesquisas são feitas todos os dias. 

Ou seja, não marcar presença nos mecanismos de busca certamente irá resultar em atraso, uma vez que milhares de potenciais clientes podem deixar de conhecer a sua empresa. 

4. O ROI do plano de marketing não está claro 

Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de coletar uma infinidade de dados e informações para mensurar os resultados.

Por isso, o marketing digital pode ser considerado um sinônimo de mensuração e análise dos resultados. Mas, caso o gestor responsável não avalie as métricas corretas, todo o resultado pode ser comprometido. 

Por exemplo: no uso de redes sociais, o número de curtidas pode parecer a métrica mais importante. Mas, em muitos casos, o número de pessoas que chegam até sua empresa por meio das redes sociais deve ser priorizado. 

No entanto, caso as métricas analisadas não casem com o retorno sobre os investimentos feitos nas estratégias de vendas, certamente o seu plano de marketing deve ser revisado. 

Ao acompanhar as métricas certas, é possível identificar quais são melhorias devem ser executadas, quais estratégias devem ser abandonadas e principalmente revelar o ROI do plano de marketing da sua empresa.

5. A taxa de retenção de clientes está baixa 

Quem já atua com o marketing digital sabe a importância da fidelização para o sucesso de uma empresa. Afinal, o consumidor fidelizado certamente divulgará sua empresa, seja nas redes sociais, seja entre os conhecidos. 

A taxa de retenção de clientes é a principal métrica responsável por mensurar a fidelização dos clientes do seu negócio. Caso ela esteja baixa, é imprescindível realizar mudanças no seu plano de marketing. 

6. Não existe conteúdo sobre o segmento da sua empresa 

Durante a elaboração do seu plano de marketing, você precisou pesquisar sobre conteúdos do segmento de atuação da sua empresa. Caso você não tenha encontrado nenhum material de qualidade, essa é a sua chance de dominar este nicho. 

No entanto, mesmo após colocar em prática o seu plano de marketing de conteúdo, ainda é difícil encontrar o conteúdo publicado sobre a área de atuação da sua empresa? 

Esse é um dos principais sinais de que as estratégias que você utilizou para criar e divulgar seus materiais não foram efetivos. Por isso, reformule sua produção de conteúdo para garantir o espaço do seu negócio na internet. 

7. O lucro está baixo 

Uma margem de lucro baixa com certeza é um dos principais sinais de que o plano de marketing da sua empresa precisa de revisão (e urgente). 

No entanto, antes de começar a colocar as mudanças em prática, é imprescindível identificar quais são os fatores que estão comprometendo o lucro da empresa. 

Pode ser que as suas estratégias de marketing digital não estejam conseguindo gerar tráfego para o seu site. Ou em alguns casos, o tráfego é gerado, mas a mensagem da sua empresa não é o suficiente para converter até a venda final. 

Independente de qual seja o problema do seu plano de marketing, o importante é agir antes que seja tarde demais. 

O mercado digital sofre mudanças constantemente, e as empresas que desejam se destacar devem manter um processo de revisão das estratégias periodicamente. Por isso, se você identificou algum desses sinais em sua empresa, chegou a hora de colocar a mão na massa. 

Vale ressaltar que o marketing digital é uma das alternativas para escalar as vendas da sua empresa a curto, médio e longo prazo. Então, não perca tempo e comece a investir no segmento online agora mesmo. 

Não deixe de conferir nosso artigo sobre por que você deve investir nas redes sociais da sua empresa.  Até a próxima!