Plano de marketing digital: por que ter um para sua corretora de seguros?

Plano de marketing digital: por que ter um para sua corretora de seguros?

Que tal fazer um plano de marketing digital em 2020?

Instituições financeiras e corretoras de seguros por muito tempo foram conhecidas por ter um ciclo de vendas mais complexo e burocrático, e por isso a adaptação ao mercado digital foi mais lenta quando comparada a outros segmentos.

A revolução digital, no ententanto, mudou a maneira como consumidores buscam informações na hora de adquirir um produto ou serviço e como se comunicam com as empresas. Por conta disso, desenvolver uma presença digital e utilizar diferentes ferramentas, como mídia social, são estratégias que permitem que essas empresas entendam as mudanças no mercado e as preferências no comportamento do seu público. 

Assim, a elaboração de um plano de marketing que explore essas estratégias e coloque em prática a comunicação por plataformas digitais tornou-se essencial para que as corretoras de seguro se alinhem com os consumidores que querem atingir.  

Dentro do planejamento, estão ações de grande importância como produção de vídeos e podcasts, conteúdos para blog, mídias sociais e comunicação online via chat. Uma vez que essas empresas colocam isso em prática, o marketing digital trará diferentes benefícios para acompanhar e medir dentro do seu negócio!

Quer saber quais são eles e por que você deve desenvolver um plano de marketing na sua corretora? Só continuar com a gente até o final do post!

Quais são os benefícios de um plano de marketing digital para corretoras de seguros?

Oportunidades mais qualificadas para sua equipe de vendas

Não é simples encontrar os consumidores ideais para sua corretora de seguros em um ambiente digital, onde o seu cliente está cercado de concorrentes e informações. Porém, com dados e estratégias de marketing isso pode ser mais simples!

Produção de conteúdo para blogs e construção de materiais de conversão vão guiar o seu cliente ideal no funil de vendas e fazer com que o contato entre ele e sua empresa seja feito na hora certa. 

Como a compra de seguros está relacionada a certos eventos da vida, como casar ou comprar um carro novo, postagens e conteúdos educativos que se relacionam a esses temas irão trazer consumidores que certamente estão procurando o que sua empresa oferece.

Isso quer dizer que: o marketing digital faz com que sua empresa tenha dados e materiais de conversão para ajudar seu time de vendas a entrar em contato com oportunidades qualificadas, aquelas com potencial verdadeiro de se tornarem clientes. Assim, o seu time de vendas pode trabalhar focado em leads e oportunidades que realmente valem a pena!

Analisar seu mercado

Como a transformação digital tornou o consumidor mais exigente, a construção de um plano de marketing eficiente pode gerar insights e dados de mercado. Informações como lançamento de novos produtos e serviços relacionados a seguros são cruciais para que sua empresa se mantenha atualizada e continue oferecendo o que os seus clientes procuram.

Corretoras de seguro precisam ter presença digital para saber o que está sendo dito e desenvolvido no mercado em que estão inseridas e, assim, adaptar-se a esse novo cenário.

Criar confiança com seu público

A decisão de contratação de um seguro envolve diversas etapas de conhecimento e qualificação de clientes. O marketing digital permite que você se conecte com pessoas que de fato precisam do seu produto ou serviço, seja produzindo conteúdos educativos ou compartilhando cases de sucesso de clientes nas suas redes sociais.

Corretoras de seguro devem focar na geração de conteúdo valioso, personalizado e relevante para atrair e converter todos os públicos que quer atingir. Para fazer isso, é importante estudar sobre qual canal seu público está e qual tipo de conteúdo ele quer consumir.

Suporte ao consumidor mais efetivo

Com o desenvolvimento da internet móvel e smartphones, consumidores passaram a preferir mídias sociais e chats online para resolver problemas pelos quais estejam passando com algum produto ou serviço. Desenvolver estratégias para esses canais é fundamental para prestar um serviço de suporte de qualidade para seu cliente. 

Fazendo isso, a percepção de valor dos seus consumidores aumenta e o relacionamento que eles têm com sua empresa se intensifica. 

Comece 2020 com um plano de marketing digital!

Agora que você já entendeu a importância e as vantagens de elaborar um plano de marketing digital, que tal colocar em prática? Acesse nosso conteúdo: como elaborar um plano de marketing para corretoras de seguros.