Otimize os resultados da sua empresa com marketing digital

Otimize os resultados da sua empresa com marketing digital

O público brasileiro está ficando cada vez menos fiel: de acordo com uma pesquisa realizada pela Neoassist, em 2018, mais de 50% dos entrevistados afirmou que troca a marca de seus produtos duas vezes ao ano — pelo menos. A competitividade entre as empresas em todos os segmentos está cada vez maior, principalmente nos últimos anos, com o acesso facilitado à Internet e à informação de forma geral por parte do público. 

Diante deste contexto, o marketing digital deixou de ser apenas uma alternativa para as empresas: atualmente, ele já tornou-se uma obrigatoriedade para quem deseja alavancar os negócios, expandir a cartela de clientes e acompanhar o ritmo da concorrência. E, no caso de seguradoras, a história não é diferente. 

Você entende a relevância da presença online para seu segmento, mas ainda não sabe como otimizar os seus resultados de forma efetiva? Ainda não sabe bem o que é marketing digital?  Siga nos acompanhando e confira algumas das mais adequadas estratégias de marketing digital para a realidade das corretoras de seguro. 

Site efetivo e bem construído 

Fato é que, para iniciar suas estratégias de marketing digital, um site bem construído é o ponto de partida. Nele, você organizará todas as informações básicas e fundamentais de sua corretora de seguros, para que todo o conteúdo do seu negócio fique centralizado. 

Mas não basta apenas ter um endereço online: é preciso construí-lo da forma correta — afinal, essa será uma oportunidade para interagir com seu público e, principalmente, gerar futuras oportunidades. Por isso, não deixe de ter em mente a importância da usabilidade e experiência do usuário. 

Seu site precisa ser simples, didático e intuitivo. Todos os dados devem estar presentes em ordem de relevância para o consumidor, sempre sanando suas dúvidas e levando-o a entrar em contato com um de seus profissionais especializados — é aqui que as possibilidades de vendas começam a surgir. 

Conteúdo bem escrito e de autoridade

Com um site em vista, é preciso alimentá-lo com conteúdo relevante para o seu público. Para isso, uma boa estratégia é atrelar seu endereço a um blog corporativo — dentro do mesmo domínio, se possível. No blog, você poderá dispor as tais informações que tirarão as prováveis dúvidas de seus clientes sobre o segmento e, ainda, mostrar como o seu produto é excelente (e, claro, necessário para todos!). Também é possível inserir no blog algumas novidades sobre o seu segmento. 

Em um blog, seu principal objetivo sempre será tornar-se uma verdadeira autoridade para os consumidores na área de corretagem e seguros. Por isso, não deixe de escrever com qualidade (tanto na gramática, quanto na informação passada): assim, sua empresa atrai mais visitantes para o site atrelado, sua corretora torna-se ainda mais visível e você cria novas oportunidades para a sua equipe de vendas.

Presença relevante em redes sociais

Para construir uma presença efetiva com as técnicas de marketing digital, o site e o blog não podem ser seus únicos canais na Internet. O uso das redes sociais de forma cotidiana já é uma realidade há algum tempo, tanto no aspecto pessoal quanto profissional de seu público. E, por isso, também é preciso disseminar e divulgar o conteúdo e, ainda, estar à disposição, ou seja, estar onde o seu potencial cliente está e criando um verdadeiro ponto de relacionamento. 

Nada melhor que as redes sociais para cumprir este papel! Use essas plataformas ao seu favor e crie canais de dúvidas e suporte ao cliente, respondendo algumas dúvida frequentes ou questões específicas. O chat do Facebook, ou mesmo o Twitter, por exemplo, podem funcionar nesse sentido.

Mas não se engane: essa presença não significa estar em todas as redes sociais existentes, mas sim naquelas em que seu “alvo” realmente se encontra. No caso de uma corretora de seguros, não faz tanto sentido criar uma conta no Pinterest (rede mais voltada para escritórios de arquitetura ou design, por exemplo).

Automação dos processos e análise de métricas

Se você deseja acompanhar as tendências do mercado e não ficar atrás de seus concorrentes, o marketing digital pode lhe proporcionar ser cada vez melhor no que faz por meio de análise de métricas (é o que costumamos chamar de marketing de performance — ou, simplesmente, de busca de resultado orientada por dados!). 

Uma das melhores estratégias de marketing digital para as mais variadas empresas é acompanhar as métricas de seu site, blog, redes sociais e disparo de e-mails, para entender o que funciona ou não para o seu público e, a partir disso, encontrar as melhores alternativas para alavancar sua performance. 

Qual o número de visitantes do site? Como está o tráfego orgânico do blog? Quantas conversões foram feitas no mês? Essas e muitas outras dúvidas podem ser sanadas a partir de uma metrificação bem feita e analisada com frequência. Afinal, de nada servem os dados sem que um profissional observe-os de perto e tire conclusões a partir deles. As métricas servem, principalmente, para aperfeiçoamento e adequação de suas estratégias de negócio.

A automação do disparo de seus conteúdos, e-mails marketing, ou mesmo a implantação de um CRM para gestão de negociações, por exemplo, são passos fundamentais para imergir sua empresa no marketing digital e conquistar mais clientes para a cartela. 

No caso das seguradoras, essa gestão é fundamental para a equipe de vendas manter um contato frequente com os potenciais clientes advindos do site. É importante registrar cada ação em relação às leads para que nenhuma informação se perca e o conhecimento sobre o público possa ser passado à frente, para futuras consultas e possíveis novas negociações.

Só não deixe de buscar por uma ajuda especializada nesse sentido: a contratação de um consultor especializado ou de uma agência voltada especificamente para a área de seguros e corretagem, por exemplo, pode ser crucial para a guinada de sua empresa. Todos os segmentos possuem as suas peculiaridades e, por isso, profissionais qualificados são essenciais para o sucesso de estratégias no ambiente online. 

Viu só como o marketing digital é fundamental para otimizar os resultados de seu empresa? Então continue com a gente e aprenda como escolher a melhor empresa de tecnologia para lhe auxiliar nas estratégias de marketing digital!