O que fazer para atrair mais clientes para sua corretora

O que fazer para atrair mais clientes para sua corretora

Com o passar dos anos, é mais do que natural a movimentação do mercado. Os perfis de consumo tornam-se mais complexos, os processos de compra variam e as empresas precisam aprender a acompanhar essas alterações. No nosso contexto, com o acesso facilitado às tecnologias, é fato que negócios precisam de soluções digitais para falar a língua de seu público, por exemplo. 

O recado é simples: se você deseja saber o que fazer para atrair mais clientes para sua corretora ou seguradora, precisa atualizar os seus processos. Tanto do produto em si que é oferecido, claro, mas principalmente quanto à sua forma de fazer captação, prospecção e vendas. Para encontrar pessoas e trazê-las para a empresa, é preciso estar online

Em nosso post de hoje, listamos 7 meios super atuais para atrair clientes para sua corretora. Continue com a gente e prepare-se para aumentar seus lucros e receita com soluções digitais modernas e inovadoras! 

1. Uso de um CRM adequado

Administrar corretamente a cartela de prospects é o primeiro passo para começar a atrair clientes para seu negócio. Sabemos que o mercado securitário ainda é bastante focado em práticas analógicas, com grande foco no aperto de mão e olho no olho — e este é, na verdade, um diferencial do segmento que não pode ser deixado de lado. 

No entanto, é preciso combinar às antigas práticas alguns métodos digitais que podem otimizar os processos e potencialmente aumentar as vendas. O uso de um bom CRM (customer relationship management) é uma destas soluções. 

O CRM é, basicamente, uma plataforma de gerenciamento dos contatos dos vendedores, que funciona como um centralizador de informações sobre as pessoas e pontos de contato estabelecidos durante os períodos de negociação. 

A partir do uso dedicado e da organização do CRM, é possível aperfeiçoar o processo de vendas, entender melhor os timings e momentos de ação para oferecimento dos produtos e soluções e, ainda, passar um contato para outro vendedores sem que as informações e o histórico sejam perdidos. 

Ao contratar um CRM para sua seguradora ou corretora, dê preferência àqueles especializados no seu segmento. É interessante que as ferramentas adquiridas para otimização do trabalho sejam adaptadas à realidade e às peculiaridades do nicho, principalmente tratando-se do mercado securitário — que é amplamente competitivo. 

2. Criação de um site otimizado

Seus potenciais clientes estão na Internet e, provavelmente, se estiverem buscando por quaisquer seguros, vão procurar informações online. Tendo esse cenário em vista, é importante que o seu público realmente consiga encontrar o seu negócio em ambientes online. E, para tal, o desenvolvimento de um site é fundamental. 

Seu site será seu principal meio de atrair clientes para seu negócio: nele, estarão centralizados todos os dados sobre a sua empresa, informações, contato, orientações e conteúdo de orientação. Mas apenas ter um site não basta, claro. Ele deve ser adequado tanto para desktop quanto para celulares, por exemplo (o que chamamos de site responsivo) e, ainda, deve ter estrutura intuitiva e amigável. 

Para desenvolver seu endereço eletrônico, contar com uma ajuda especializada é interessante. A construção de um site demanda uma série de etapas, desde a redação dos conteúdos, design das páginas e programação e, por isso, o ideal é contar com uma equipe de suporte que entenda do negócio e possa auxiliá-lo. 

3. Práticas de marketing digital 

É impossível falarmos em novos meios de atrair clientes sem citarmos o marketing digital. O termo abrange uma série de práticas online voltadas para a aquisição de potenciais consumidores para fazer negócios e fortalecimento de marca, de forma geral. 

Se você está buscando inovar em seus processos e aumentar a cartela de clientes, o marketing digital já virou obrigatório para que as empresas consigam se colocar como realmente relevantes frente à necessidade do consumidor. 

Abaixo, vamos citar os principais métodos para você que tem uma corretora ou seguradora. 

4. Marketing de conteúdo

Uma das práticas mais aplicadas do marketing digital, atualmente, é o marketing de conteúdo. Em linhas gerais, o método prevê a criação de conteúdo relevante por parte da empresa destinado ao público — não com foco direto no ato da venda em si, mas principalmente visando colocar-se como um argumento de autoridade e, ainda, educar os potenciais compradores. 

Marketing de conteúdo é uma prática para quem deseja valor. E, para quem está buscando novos meios de atrair clientes, essa é a alternativa perfeita. Mas como começar a desenvolver estratégias nesse sentido? 

A saída mais simples e eficaz é a construção de um blog, que pode ser atrelado ao seu site. Nele, você deverá escrever posts e materiais ricos sobre temas que conversem com as necessidades de seu público. Quais os anseios de quem está procurando por seus seguros? Quais as dúvidas? Os medos? O blog deverá responder a esses questionamentos de forma a criar confiança entre você e seus potenciais compradores. 

Novamente, te lembramos da dica de ouro: procurar por uma equipe especializada em marketing digital para lhe ajudar nessa empreitada — de preferência, profissionais com foco no mercado securitário. 

5. Inbound marketing

O inbound marketing — muitas vezes confundido com o marketing de conteúdo — diz respeito às estratégias que você fará com o seu conteúdo produzido. Ou seja, o marketing de conteúdo é uma importante parte do inbound marketing. Eles se complementam. 

Essas estratégias são variadas, mas sempre seguem uma mesma linha: uma comunicação pouco intrusiva, como as práticas do marketing tradicional ditam. Com o inbound marketing, a sua corretora ou seguradora não “vai atrás” dos clientes de forma tão ativa e invasiva, mas sim se mune com mecanismos para ser encontrada por aqueles que precisam de seus produtos. Esses mecanismos podem ser o seu site ou blog, por exemplo. 

Por esse contexto, o inbound marketing também é conhecido como “marketing de atração”, e tem sido uma das estratégias mais procuradas por empresas de portes e segmentos distintos para atrair clientes. 

A contratação de uma agência especializada em inbound marketing é fundamental para esse processos, principalmente para orientações e alinhamentos de expectativas. É importante ter em mente que o valor gerado por conteúdo é enorme, mas os resultados não são imediatos — é preciso esforço e zelo para que os retornos surjam e sejam levados à frente. 

6. Campanhas de e-mail

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais exploradas por empresas atualmente no que diz respeito à atração para aquisição de novos clientes. Assim como o blog, que é alimentado regularmente com conteúdo para o público, o e-mail marketing é, também, uma forma de levar informações valiosas para sua persona. 

As campanhas de e-mail podem funcionar de formas distintas, como num fluxo de nutrição (em que você educa e constrói um laço com seu lead até que ele esteja de fato interessado em fazer uma compra). É possível também disparar e-mails de oportunidade, com datas comemorativas, por exemplo, ou fazer assinatura de newsletter. 

Fato é que o e-mail marketing é uma das ferramentas que mais gera retorno, porque o e-mail ainda é amplamente utilizado como forma de comunicação entre as pessoas — principalmente no cenário corporativo. Por isso, não deixe de procurar pela estratégia que mais faz sentido para seu negócio e público. 

7. Campanhas de anúncios

Por fim, temos como último novo meio de atrair clientes para sua corretora ou seguradora uma campanha de anúncios, tática também muito utilizada no contexto do marketing digital nos dias de hoje. 

Os anúncios são promoções diretas do seu negócio com objetivo de vender o produto de maneira mais direta. Geralmente, são feitos no Facebook, Google ou Instagram, e existem uma série de formatos e tipos. É um investimento que gera retorno, principalmente pela segmentação disponibilizada pelas ferramentas — com ela, fica mais fácil atingir àqueles que realmente se interessam pelo que você está fornecendo. 

Como te falamos acima, o marketing digital virou obrigatório para quem deseja vender mais e tornar-se relevante no contexto digital. De tudo que lhe contamos, não se esqueça da paciência e zelo em relação aos resultados e, ainda, da importância de contar com uma ajuda especializada, sempre. Temos certeza de que esse é o caminho para aumentar a sua receita e lucrar cada vez mais. 

E aí,  já sabe o que fazer para atrair mais clientes para sua corretora? Tem interesse de começar a investir em marketing digital? Conte para a gente nos comentários.