O que é marketing digital?

O que é marketing digital?

Você realmente sabe o que é marketing digital?

O Marketing Digital é um tema cada vez mais abordado em feiras e eventos de empreendedorismo no Brasil. De acordo com dados do IAB Brasil, os investimentos em publicidade online já ocupam um terço do total do segmento de marketing no país. 

Por isso, é cada vez mais comum encontrar conteúdos na internet explicando o que é marketing digital e como aplicá-lo na prática em um negócio. No entanto, esse é um assunto extremamente abrangente — caracterizando-se muito mais do que apenas publicidade digital.

Neste post, vamos tentar responder a essa pergunta e falar um pouco sobre o conceito, a história e tudo (ou quase tudo) que você precisa saber sobre o marketing digital. Continue acompanhando! 

O que é marketing digital? 

Para facilitar o entendimento, vamos destrinchar o significado de marketing digital em 3 partes: o conceito, a história e os principais termos do segmento. 

O Conceito 

Se você pesquisar por “marketing” no dicionário, vai encontrar a seguinte definição:

Conjunto de procedimentos e estratégias de otimização dos lucros que, através de pesquisas de mercado, busca adequar os produtos às necessidades dos consumidores” 

No entanto, os procedimentos e as estratégias utilizadas para otimizar os lucros e adequar o produtos às necessidades dos consumidores mudam constantemente.

Por isso, atualmente é impossível falar sobre marketing, e não abordar as mudanças de comportamentos dos consumidores ao longo dos anos, que passam cada vez mais tempo conectados à internet.

Atualmente, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de número de usuários no Facebook (130 milhões de contas). Esse e muitos outros dados explicam porque o Marketing Digital vem se tornando a principal forma de otimizar os lucros e adequar produtos e serviços às necessidades dos consumidores. 

Logo, o termo marketing digital pode ser utilizado para resumir todas as ações e estratégias de marketing na internet. Como por exemplo: blogs, sites, conteúdo para redes sociais, email, etc. 

A História 

No início da década de 90 a internet começou a se popularizar pelo mundo. Com isso, muitas empresas surgiram, criando um período conhecido como Web 1.0 — quando as primeiras vendas onlines aconteceram e os mecanismos de busca foram criados. 

Foi nessa mesma época que a Google surgiu, a internet começou a tomar a forma como conhecemos atualmente e o termo Marketing Digital passou a ser mais utilizado. 

À medida que a internet foi se aprimorando, diversos empreendedores enxergaram oportunidades de impactar os consumidores por meio do ambiente online. Mas foi só em 1994 que o primeiro banner publicitário foi postado na internet.

Quais são os termos-chave do Marketing Digital?

Assim como o marketing tradicional possui suas especificidades, o marketing digital também possui os seus próprios termos-chave. A seguir, vamos listar os principais conceitos em uma estratégia de marketing digital: 

Persona

O marketing digital visa a  otimização dos lucros, por meio do aumento das vendas, fidelização dos clientes e engajamento dos colaboradores.

Para isso, são utilizadas as personas, que são perfis semi fictícios, criados a partir de informações de consumidores reais, que representam o perfil do consumidor ideal para o seu negócio. 

Dessa maneira, é possível elaborar estratégias e ações digitais segmentadas para os consumidores certos, economizando tempo e, principalmente, dinheiro. 

Lead 

Os Leads são contatos, ou melhor, clientes em potencial que, por meio de uma landing page (página de pouso), enviaram seus dados, como e-mail, para a sua empresa. 

Keyword (Palavra-Chave) 

As Keywords, ou palavras-chave em português, são os principais termos utilizados pelos consumidores para se efetuar uma pesquisa em um mecanismo de busca, como a página do Google. E com tanta informação disponível na rede, as palavras-chaves são um dos principais elementos responsáveis por segmentar corretamente os conteúdos postados. 

Métricas 

As métricas geralmente são relacionadas à metrificação, sendo identificadas como um conjunto de regras para a medição de versos. No entanto, no ambiente do marketing digital, a métrica é utilizada para mensurar o resultado das suas estratégias e ações em números. 

Além dos resultados, a métrica também pode ser utilizada para mensurar comportamentos e tendências, itens fundamentais para uma tomada de decisão assertiva. 

Funil de Marketing 

O Funil de Marketing pode ser definido como a jornada de compra, incluindo todas as etapas que o consumidor passa durante o processo de compra. Essas etapas geralmente são divididas como: a compreensão de um problema ou necessidade, passando para a consideração de compra e sendo finalizada pela decisão do comprador. 

Customer Relationship Management (CRM) 

O Customer Relationship Management é um programa responsável por gerir o relacionamento da sua empresa com seus leads e clientes. Por isso, esse tipo de ferramenta é imprescindível na implementação de um plano de marketing digital. 

Um CRM pode contar com as mais diversas funcionalidades, como por exemplo: cadastro de clientes e armazenação das informações relevantes. 

Leia aqui sobre o que é o CRM

Search Engine Optimization (SEO)

Search Engine Optimization, em português: otimização para mecanismos de busca ou simplesmente SEO. São estratégias e pré-requisitos utilizados para otimizar o ranqueamento das páginas de um site nos resultados do Google. Ou seja, utilizando o SEO, é possível fazer com que suas páginas e conteúdos apareçam nas primeiras páginas de resultados do Google. 

Calls-to-Action (CTA) 

As “chamadas para ação” são botões clicáveis ou chamadas em texto que direcionam uma ação ao usuário que visita uma determinada página. Os CTAs são utilizados para dar continuidade ao funil de vendas, orientando o lead para o próximo estágio. 

É possível criar chamadas para diversos objetivos que vão desde uma curtida na página do Facebook até a venda propriamente dita. 

Lembre-se de que o marketing digital pode ser considerado uma evolução do marketing tradicional. No entanto, é fundamental saber utilizar os dois tipos de estratégia para otimizar os ganhos da sua empresa. 

Neste post,  apresentamos alguns dos principais termos utilizados no marketing digital: com a ajuda deles, você conseguirá colocar em ação praticamente qualquer estratégia, sempre contando, é claro, com o auxílio de uma agência especializada, como a Don Advice. 

Agora que você já entendeu o que é o marketing digital, continue aprendendo com o nosso artigo sobre como escolher a melhor agência de marketing digital!