O que é CRM Marketing?

O que é CRM Marketing?

No marketing digital, existem diversas estratégias e ferramentas que foram desenvolvidas a fim de facilitar e proporcionar melhor desempenho de negócios entre empresas e clientes. O CRM Marketing é uma delas. 

Além das estratégias e ações de marketing utilizadas para gerar leads e conquistar clientes, é preciso fidelizar esses clientes e pensar na gestão e em como manter esse relacionamento ativo. 

CRM Marketing é a sigla para Customer Relationship Management, que basicamente trata da gestão de relacionamento entre empresas e clientes.

O grande objetivo dessa ferramenta é dar a oportunidade para empresas interagirem com seus clientes de forma organizada, para ficar a par de suas interações, desejos e necessidades com antecipação, otimizando suas vendas, prospectando outros clientes potenciais e gerando mais assertividade nos processos de jornada de compra. 

O que é CRM Marketing e o que ele pode fazer pelo meu negócio? 

O CRM Marketing funciona como uma base de dados muito elaborada sobre os seus clientes. Mas, não é só isso. Ele registra ações realizadas pelos clientes, visitas ao site, ligações, trocas de e-mails e diversas interações. Construindo uma base de dados muito interessante para avaliar clientes potenciais e auxiliar na fidelização de clientes já existentes. 

É uma ferramenta que permite otimizar diversas estratégias em um só local, sendo possível analisar possíveis leads, gerenciar contas e oportunidades de vendas, tudo em uma só plataforma. O CRM Marketing rastreia ativamente as ações dos seus clientes e captura de forma inteligente os e-mails, além de conectar toda a sua equipe em uma só base, aprimorando ainda mais o trabalho dos especialistas na área. 

Implementar o CRM Marketing na sua empresa é trabalhar com softwares que focam no seu cliente fiel e em potenciais clientes para prosperar e aumentar suas vendas. Geralmente, o CRM Marketing divide-se em três áreas principais, que são: gestão de serviços ao cliente, gestão de marketing e gestão dos canais e força de vendas. 

A principal estratégia da utilização do CRM Marketing é antecipar os desejos e necessidades dos clientes, gerando total satisfação no processo de compra e um ótimo relacionamento entre empresa e consumidor. 

E existem quatro tipos de CRM Marketing que são os mais utilizados dentro do mercado de marketing e suas áreas específicas, para proporcionar os melhores resultados e auxiliar no desenvolvimento dos negócios. São eles: 

  • Analítico: o CRM Marketing Analítico permite a descoberta de fatores muito importantes para auxiliar nas melhores estratégias de vendas e ações para oferecer o que os clientes buscam no momento. Proporcionando a oportunidade de venda perfeita, no momento certo. 
    • Quem quer comprar
    • O que desejam comprar
    • Quando planejam comprar
    • Por onde preferem comprar
    • Quanto estão dispostos a pagar
  • Colaborativo: o nome já diz tudo. O CRM Marketing Colaborativo se dá na nuvem, para que todos os colaboradores tenham acesso às informações disponíveis e suas funções sejam otimizadas em tempo real. Dessa forma, todas as áreas dentro da empresa podem compartilhar informações sobre clientes e estar por dentro de tudo o que os clientes fiéis ou potenciais estão demandando. Tornando o relacionamento e a satisfação no atendimento cada vez maior. 
  • Operacional: o CRM Marketing Operacional é um software que trabalha internamente, focando no gerenciamento das forças de vendas. Previsão de faturamento e funil de vendas são dados gerados com auxílio do CRM Operacional, que trabalha em conjunto com um sistema interno e externo integrado. A parte interna do sistema do CRM Operacional, auxilia na definição das tarefas dos colaboradores de vendas, além de ajudar a acompanhar o desempenho do seu trabalho.
  • Estratégico: o CRM Marketing Estratégico é a união dos três outros tipos, proporcionando uma estratégia completa, na qual é possível analisar diversas soluções para otimizar o seu negócio e ampliar sua rentabilidade e relacionamento com clientes. 

Criando um plano estratégico de vendas completo é possível tomar decisões mais assertivas e objetivas, além de contar com muito mais recursos e informações para isso. 

Por que usar CRM Marketing?

Investir no CRM Marketing para o seu negócio é uma forma de organizar e planejar de maneira mais assertiva o relacionamento com os clientes e otimizar suas vendas. Quem sonha em crescer no mercado, ter mais controle de metas e alcançar melhores resultados, precisa considerar esse tipo de estratégia para alavancar os seus negócios. 

1. Aumentar a produtividade e a organização 

Apostar no CRM Marketing para a sua empresa é uma das melhores formas de aumentar a produtividade do seu negócio. Ao investir nessa plataforma para organizar todos os dados dos seus clientes em um só local, de maneira otimizada, o processo de trabalho fica mais fácil e prático de ser realizado. 

2. Tornar a comunicação mais efetiva 

Conhecendo o seu cliente de uma maneira mais detalhada, fica mais fácil entender o que ele busca, como conversar com ele e como transformar o relacionamento entre empresa e cliente em algo agradável e satisfatório. 

O CRM Marketing proporciona todos os detalhes necessários para que os vendedores ou o time de marketing possam entrar em contato com clientes ou potenciais de maneira assertiva e tenham mais chance de fechar negócio. 

3. Otimizar vendas 

Além de auxiliar na comunicação, para que fique ainda mais fácil entrar em contato com os clientes ou potenciais, o CRM Marketing disponibiliza uma página com todas as interações e dados gerados pelos usuários. Assim, a equipe responsável pode analisar quais estratégias estão funcionando para esse cliente ou não, e o que pode ser feito para melhor a experiência desse usuário a fim de concluir a jornada de compra. 

4. Dados analíticos 

Além de proporcionar organização e facilidades para diversas equipes dentro da empresa, o CRM Marketing também gera dados analíticos que possibilitam uma visão mais clara sobre o encaminhamento das vendas. E ainda traz os resultados de faturamento mensal, ganho e perda de clientes, quem são clientes potenciais e mais fáceis de atingir no momento e etc. 

O CRM Marketing é uma ferramenta extremamente útil e utilizada por diversas empresas, independente do tamanho. Investir no CRM Marketing é trazer mais produtividade e assertividade de resultados para o seu negócio. 

Apostar na gestão de relacionamento com o cliente é uma forma de crescer no mundo do marketing digital, fidelizando clientes e conquistando novos através de estratégias atrativas e funcionais. Aproveite para conhecer as ferramentas e soluções de CRM da Don Advice.