O que é Business Intelligence?

O que é Business Intelligence?

A transformação digital e suas implicações, como o aumento da competitividade de mercado, fez com que o fluxo de informações aumentasse e, com isso, a forma de tomar decisões nas empresas também mudou.

Se antes muitos empresários confiavam na própria intuição para decisões importantes, hoje o tratamento de dados e informações para decidir qual caminho um negócio deve seguir se tornou essencial.

Agora, no lugar da capacidade dedutiva de um gestor, muitas empresas trabalham com a premissa de que, para agir de forma acertada, é necessário coletar e analisar dados.

A partir disso, surgiram novos conceitos relacionados à essa nova forma de gerenciar, tratar e distribuir dados nas empresas: o que chamamos de Business Intelligence ou BI. 

Se você quer saber o que significa Business Intelligence e como aplicar na sua empresa, leia esse artigo até o final .

O que é Business Intelligence? 

Business Intelligence é um termo que abrange diferentes métodos e processos de armazenamento e análise de dados e informações relacionados às atividades executadas em um negócio ou empresa. 

Dentro desse conceito, podem estar  softwares e ferramentas que otimizem processos e decisões tomadas por meio  de informações e dados importantes. 

Entretanto, é importante ressaltar que o BI representa o conjunto de processo de controle e armazenamento de dados como um todo.

Assim, o objetivo do Business Intelligence é fazer com que as informações certas sejam tratadas e entregues no momento ideal,  para a pessoa ou a equipe adequada.

E, uma vez que esses processos são estabelecidos, o BI trará diversas vantagens para sua empresa.

Como aplicar o Business Intelligence?

É essencial que toda a empresa compreenda a importância do Business Intelligence, ou seja, profissionais de vários setores devem ser incentivados e encorajados a tomar suas decisões com base em dados.

Para que isso seja feito, os dados e as informações relacionadas a processos e atividades da empresa devem ser coletados e tratados a fundo.

É necessário que a curiosidade e a investigação de dados sejam parte do dia a dia desses setores. 

Com isso em mente, existem alguns passos que vão te ajudar a aplicar o Business Intelligence na sua empresa:

Identificar quais processos e atividades serão analisados

Determine quais são os processos mais importantes e que precisam ser acompanhados de perto. Para isso, questione-se sobre o que é o mais importante para sua estratégia: quais análises são fundamentais para o seu negócio?

De onde vêm essas análises e informações? 

Definir métricas para acompanhamento dos processos

Uma vez que você definiu quais dados precisam ser analisados, é a hora de definir métricas que vão te ajudar a identificar se determinado processo precisa ser otimizado – e como fazer isso.

Essa etapa é fundamental para identificar o sucesso ou fracasso de determinado processo. 

Uma das formas de descobrir quais são essas métricas é, além de analisar seus processos, estudar  quais são as métricas utilizadas por outros players do seu mercado.

Construir o processo de coleta e análise de dados

Além de definir o que precisa ser analisado e de onde vêm essas informações, é preciso decidir como esses dados serão coletados e como eles serão compreendidos.

Sua empresa irá utilizar um software? Terá algum profissional responsável por esse processo?

O que importa aqui é descobrir quais fontes de dados você possui e quais informações são mais relevantes de cada fonte — e quais ações serão tomadas a partir disso.

O essencial do BI é ajudar as pessoas a tomarem decisões melhores, com base em dados atuais e históricos de suas empresas. 

Se você quer saber mais sobre o que é Business Intelligence e quais são os benefícios de aplicar esse conjunto de técnicas na sua empresa, é só clicar aqui para acessar nosso artigo: 5 benefícios que o Business Intelligence pode trazer para sua empresa.