Marketing viral: o que é?

Marketing viral: o que é?

Você alguma vez já ouviu falar no termo marketing viral? Esta estratégia tem o objetivo de estimular o engajamento do público para que a mensagem seja passada adiante. 

Geralmente, isso ocorre quando um produto ou serviço agrada ao público que se identifica com a mensagem e repassa para outras pessoas, semelhante à ação de um vírus. 

O foco da estratégia é no alto alcance e impacto de pessoas, por isso é comum ouvir que ‘conteúdo X viralizou’ na internet. Quer entender melhor como funciona o marketing viral? Então continue lendo nosso artigo!

Marketing com foco em alto compartilhamento

A estratégia do marketing viral é mais comum do que parece. A criação das peças ou campanhas publicitárias, seja para tv, rádio ou redes sociais, tem foco no alto grau de compartilhamentos de forma gratuita e espontânea. Logo, o conteúdo precisa ser bastante criativo, impactante e estratégico. 

Com o surgimento das redes sociais, o marketing viral passou a se tornar mais comum no ambiente digital: o Hotmail foi um dos primeiros a lançar a estratégia por meio de uma campanha. 

A campanha funcionava assim: no final de cada e-mail a empresa incluía uma mensagem obrigatória: “Hotmail: e-mail poderoso e gratuito com a segurança a Microsoft. Faça um agora”. Cada pessoa que recebia um e-mail enviado pelo Hotmail poderia replicar a mensagem e impactar mais pessoas, e assim por diante, alcançando um grande número de pessoas sem muito esforço, gasto e tempo. 

Logo, o pressuposto básico do marketing viral se transformou em fazer com que pessoas compartilhassem um conteúdo de forma espontânea e gratuita. O Hotmail, por exemplo, passou a ser um dos servidores de e-mail mais usados no mundo.  

E vale a pena investir no marketing viral? 

Conforme mencionado acima, a estratégia é bastante eficiente, pois o conteúdo é compartilhado de forma espontânea pelo público e atinge um grande número de pessoas. Se o conteúdo se tornar viral, a chance da marca se tornar popular e ganhar mais clientes também aumenta. 

O foco dessa estratégia é trazer compartilhamentos de forma orgânica do conteúdo nas redes sociais, ou seja, sem a necessidade do anúncio patrocinado. 

E como o marketing viral é nada mais que o marketing de boca a boca, quando uma pessoa reconhecida compartilha o conteúdo, a ação também pode influenciar na decisão de compra dos demais seguidores. 

Logo, vale bastante a pena investir no marketing viral, mas saiba que, para uma campanha funcionar corretamente e de forma estratégica, é preciso contar com o auxílio de uma agência de marketing digital

Não existe fórmula para essa estratégia 

Para criar uma campanha de marketing viral é preciso estratégia e conhecimento, por isso não há uma fórmula mágica. 

Os conteúdos virais exigem complexidade: como um dos principais propósitos é causar uma reação emocional no público, a interpretação da campanha pode variar, pois muitas vezes o que é engraçado para alguns, pode não ser para outros.

Além disso, caso a estratégia falhe, é difícil interromper a propagação do conteúdo, por isso ela precisa ser muito bem pensada por especialistas. 

O marketing digital é um ótimo meio para divulgar serviços e produtos, pois tem o poder de alcançar muitas pessoas por um custo menor do que outros canais tradicionais como tv e rádio. No meio digital também é possível medir a efetividade das campanhas por meio de códigos de rastreamento, revendo os acertos e desafios das estratégias.


Gostou do nosso artigo sobre marketing viral? Conte com a Don Advice para montar a sua estratégia! Entre em contato conosco e saiba mais.