Gestão de Marketing: reconheça sua importância durante a crise

Gestão de Marketing: reconheça sua importância durante a crise

Com a confirmação do Ministério da Saúde no dia 26 de fevereiro de 2020 do primeiro caso de infecção do novo coronavírus, iniciou-se o período de pandemia no Brasil. 

Causada pela covid-19, o coronavírus, a pandemia teve início no final de 2019 e, com o novo ano que chegava, foi se espalhando cada vez mais pelos 4 cantos do mundo, disseminando rapidamente entre homens, mulheres, crianças, adultos e idosos.

Desde então, aconteceu o que ninguém esperava: a quarentena em diversas partes do país. Governos decretando o fechamento de inúmeros negócios físicos por tempo indeterminado e impedindo o seu funcionamento.

O acontecimento de uma crise iminente era certeiro, causada pelo fechamento imediato do comércio, com a população sendo obrigada a ficar em casa. Seja crise financeira ou da saúde, ambas já eram de se esperar no contexto atual.

E quando ocorre uma crise, o primeiro setor a ser cortado é o de marketing. Hoje, vamos lhe contar porque essa decisão é precipitada e como a gestão de marketing é importante durante a crise.

Crescimento com o marketing

Ao contrário do que muitos pensam, o setor de marketing da sua empresa não deveria ser o primeiro a ser desfeito em uma crise, seja ele in house ou terceirizado.

Com a gestão de marketing feita de maneira correta, a sua empresa pode não sofrer tanto o impacto em tempos de crise, vindo até mesmo a crescer. 

Uma gestão de marketing bem feita e bem estruturada pode trazer resultados para todos os setores da empresa. E tal gestão deve ser feita por profissionais da área e que conhecem bem o seu produto, além da sua intenção e objetivo com a estratégia. Ou seja, uma gestão de marketing não é algo que deve ser feito por qualquer um e de qualquer maneira. 

Requer análises e estudos específicos para que a estratégia seja aplicada de maneira correta e possa trazer os resultados desejados. 

Afinal, porque a gestão de marketing é importante durante a crise?

O marketing, e em especial a parte digital do marketing, é um grande aliado em tempos de crise e incerteza. 

Através dele, se dá o ponto de partida e direcionamento para a implantação do planejamento estratégico, focando em gerar e captar leads qualificados para a sua empresa, que irão se converter em vendas. 

É importante que a sua marca esteja presente onde os seus consumidores estão e, no caso atual, eles estão na internet, já que não podem estar na rua. 

Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado. Esteja presente durante a crise, para que os seus consumidores se lembrem de você quando tudo passar. Evidencie os valores da sua empresa e o seu posicionamento, em conversa com o momento que está acontecendo, mas sem forçar a barra. 

Talvez não seja o momento de visar lucros com a sua marca e sim um posicionamento que irá estreitar a sua relação com o cliente para o futuro, fortalecendo seu branding.  

Para uma estratégia completa, lembre-se de englobar todas as ferramentas do marketing digital:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • SEM;
  • Mídia paga.

Não fique para trás na crise

Já podemos perceber como a gestão de marketing é essencial para navegar tranquilamente em tempos de crise, por isso, não dispense o setor!

Concorda com os pontos apresentados aqui e necessita de uma gestão de marketing? Entre em contato conosco e vamos elaborar um plano de gestão para a sua empresa!


Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para mais novidades e notícias sobre o marketing digital. Estamos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn