6 pontos que você deve avaliar ao contratar uma empresa de marketing digital

6 pontos que você deve avaliar ao contratar uma empresa de marketing digital

A cada dia, o marketing digital vem ganhando mais força. Logo, empresas que não estão no mundo online muitas vezes perdem uma boa oportunidade de serem notadas e vender mais.

Contratar uma empresa de marketing digital para divulgar os seus produtos e serviços é um passo fundamental para garantir o sucesso do seu negócio e ganhar força na internet. Mas, quais pontos devem ser avaliados no processo? Continue lendo o artigo que vamos trazer bons motivos para você.

1.Quais serviços a empresa de marketing digital oferece?

É importante observar se uma empresa de marketing digital oferece:

  • Planejamento estratégico;
  • Marketing de relacionamento;
  • Gerenciamento de redes sociais;
  • Estratégias de Google Analytics e Adwords;
  • Estratégias de Inbound Marketing;
  •  Campanhas de e-mail marketing;
  •  Campanhas de tráfego pago;
  • Estratégias de SEO – search engine optimization.

Além disso, lembre-se de avaliar os cases de sucesso, ou seja, os serviços que a agência prestou e que tiveram bons resultados. Com certeza, a agência terá um portfólio para mostrar a você as estratégias e resultados obtidos. 

  1. A agência possui boa reputação?

Outro fator determinante na contratação de uma empresa de marketing digital é avaliar a reputação dela no mercado. Observe quem são os clientes e, se possível, entre em contato com eles para saber se a agência faz um trabalho de qualidade, entrega os materiais no prazo, etc. Saber qual o nicho do mercado que a agência atua ajudará você a tomar a decisão. 

Também avalie a qualificação dos profissionais que trabalham na agência. A formação profissional e experiência são itens essenciais que fazem toda a diferença. Numa empresa de marketing digital, ter um staff especializado em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo já virou um item indispensável. 

Também é interessante você marcar uma reunião pessoalmente para conhecer a equipe e a sede da agência. Esse contato ajudará a desenvolver uma relação de confiança, bastante importante para a tomada de decisão final.

  1. Quais os canais de comunicação da agência?

Se uma agência de marketing digital não está presente nas redes sociais e não tem um site, desconfie. Analise com atenção qual é a proposta da agência, os materiais que ela produz nas redes sociais, se tudo está atualizado, e elenque pontos fortes e fracos. 

Por exemplo, no site da empresa você pode avaliar a navegabilidade, a interface, além da presença de um design responsivo. Agências de marketing digital também devem ter um blog, pois a produção de artigos faz parte do dia a dia dessas empresas. Avalie se esse canal tem um conteúdo atraente e de qualidade, e se está atualizado.

As redes sociais são a principal vitrine para uma agência de marketing digital. Você deve ficar atento a questões como verificar se há engajamento com os consumidores, se a agência oferece um conteúdo rico, além da avaliação dos clientes. 

  1. Qual a relação custo-benefício? 

A dedicação e formação dos profissionais que atuam numa agência de marketing digital deve ser valorizada. Não espere que esse tipo de serviço seja barato, e desconfie de preços muito abaixo do mercado. 

Uma empresa de marketing digital costuma oferecer pacotes de serviços, a partir disso, você pode escolher qual é o mais adequado para a sua necessidade e orçamento.

O ideal é você avaliar o custo-benefício que os serviços da agência trarão para a sua empresa. Além disso, é importante fazer orçamento com várias empresas para que você não acabe saindo no prejuízo. 

Com o avanço das tecnologias e a presença das empresas no ambiente online, o mercado de agências de marketing digital vem crescendo, e escolher uma agência capacitada que desenvolve boas estratégias de campanhas de publicidade e tenha experiência no ramo é um passo bastante significativo. 

5. A agência realmente atende às suas necessidades?

Na maioria das vezes, as pessoas acabam contratando agências que são indicadas por amigos, os conhecidos. Antes de contratar por estes motivos busque fazer uma boa avaliação dos serviços, e se eles são capazes de atender a sua demanda. 

Logo, conheça as principais agências de marketing digital do mercado, verifique os contratos, propostas e os planos de marketing (se possuem alguma aplicabilidade). 

Além disso, procure saber se a agência, em questão, presta um bom atendimento: esse é um quesito extremamente importante, pois permite saber se a agência cumpre as entregas em dia, se é pontual com reuniões, como lida com os feedbacks e o envio de propostas. 

Também avalie a metodologia que a agência de marketing digital trabalha: inbound marketing, marketing digital, inside sales, performance, etc.

  1. Há transparência nos resultados?

Outro fator essencial é avaliar a transparência da atuação da agência de marketing digital, ou seja, se ela está oferecendo um serviço de qualidade com bons resultados nas iniciativas executadas. 

Não basta apenas propor soluções: uma boa agência de marketing digital entregará à você todo mês um relatório dos serviços contratados, e como isso está sendo positivo para a sua empresa por meio de dados, também conhecido na área como métricas.

Algumas empresas oferecem um dashboard em tempo real para os clientes acompanharem as métricas, mas aqui, o ponto mais importante é você ter a possibilidade de avaliar os resultados do serviço que contratou. 

E então, conseguiu agora ter uma boa base para contratar uma agência especializada em marketing digital? Fatores como presença digital, boa reputação, cases de sucesso, transparência nos resultados e um bom atendimento são fundamentais no processo. 

Uma agência que oferece bons serviços sempre estará comprometida em trazer bons resultados, afinal é justamente por isso que você deseja contratar este serviço, não é mesmo? 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que nosso artigo tenha esclarecido sobre os processo de contratação de uma empresa de marketing digital. Ficou interessado em nossos serviços? Entre em contato conosco para agendarmos uma conversa.