5 erros fatais que você pode cometer criando e-mail marketing

5 erros fatais que você pode cometer criando e-mail marketing

Mesmo com o aumento de empresas que utilizam as redes sociais para se comunicar com os clientes, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para conversão de leads.

Os fluxos de e-mail também são fundamentais para empresas que utilizam estratégias de Inbound Marketing, uma vez que facilitam o contato a longo prazo com a audiência. Dessa maneira, é possível alcançar leads em diferentes estágios da jornada de compra. 

Se você pretende alcançar bons resultados criando e-mail marketing, no entanto, é imprescindível elaborar um planejamento eficaz e tomar alguns cuidados. Neste artigo, vamos te ensinar quais são os 5 erros fatais mais comuns na hora de escrever seus fluxos.

Acompanhe a seguir: 

Os 5 erros fatais que você pode cometer criando e-mail marketing

A comunicação por meio do e-mail requer uma série de boas práticas, e quando o assunto é e-mail marketing, é preciso ser mais cauteloso. Afinal, toda produção de conteúdo requer um planejamento completo para atingir os resultados esperados. 

Por isso, separamos uma lista com os principais erros fatais que você pode cometer criando e-mail marketing: 

1. Priorizar conteúdos que não são relevantes para a audiência

No Marketing Digital, a máxima de que a qualidade é mais importante do que a quantidade deve ser adotada em todas as estratégias. Sendo assim de nada adiantará enviar e-mails semanais aos seus leads se o conteúdo criado não gerar interesse.

A principal métrica adotada para analisar o nível de interesse pelos seus conteúdos é a taxa de abertura dos e-mails. Ela representa a porcentagem de pessoas que receberam o conteúdo e clicaram para ler.

Vale ressaltar que nos casos em que a taxa de abertura começa a cair de forma significativa, mais difícil é recuperar e voltar a atrair a atenção dos seus leads. 

Por isso, entender os questionamentos e principalmente as objeções dos seus leads é o primeiro passo para oferecer um conteúdo realmente relevante. Para prospects mais avançados no funil de vendas, é possível oferecer detalhes mais completos sobre o seu produto ou solução.

2. E-mails exageradamente longos

Você costuma ler e-mails longos? A resposta provavelmente foi não, certo? 

Com os seus leads, não é diferente: a internet oferece uma infinidade de informações, e os conteúdos mais objetivos costumam ser priorizados. Desse modo, os e-mails exageradamente longos, repletos de imagens, muitas vezes são  menos efetivos do que um conteúdo  dinâmico. 

Sempre demonstre qual é o objetivo das suas mensagens, lembrando de utilizar o negrito para chamar atenção para as frases mais importantes.

3. Não utilizar CTA’s

Os Call To Action, ou, CTA’s são as famosas “chamadas para a ação”. O principal objetivo do CTA é fazer com que o leitor avance para o próximo passo no funil ou página específica. Mesmo que você elabore um fluxo de e-mail perfeito, a ausência de CTA’s poderá comprometer os seus resultados.

Qual é o objetivo ao enviar um determinado e-mail? Se é vender uma solução, nada melhor do que adicionar um botão que leve ao seu site! 

4. Negligenciar a segmentação da lista de e-mail 

Segmentar corretamente a sua lista de e-mails é um dos principais requisitos para garantir uma comunicação mais próxima com seus contatos. Os gestores que negligenciam essa etapa estão desperdiçando o potencial de conversão das automações e fluxos e e-mail. 

Vamos imaginar uma empresa que oferece uma variedade de serviços: como garantir que uma determinada pessoa se interesse por todas as suas soluções?

Por isso, a segmentação é uma etapa que aumenta a eficácia da comunicação, garantindo a entrega dos conteúdos mais adequados para cada perfil de cliente. 

5. Não contratar uma equipe de especialistas 

Muitas empresas não possuem condições de reunir uma equipe completa para executar as ações fundamentais de um bom planejamento de marketing digital. Nesses casos, o mais recomendado é terceirizar esse braço da empresa, buscando uma equipe de especialistas.

Dessa maneira, é possível contar com os serviços de criação de conteúdo, design, elaboração de landing pages e todas as outras etapas necessárias para uma estratégia de e-mail marketing. 

Se você está em busca de um parceiro para transformar a autoridade digital da sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo!