CRM Marketing: por que se tornou ainda mais valioso na crise

CRM Marketing: por que se tornou ainda mais valioso na crise

De acordo com um mapeamento realizado pelo Sebrae, os setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus serão os de construção civil, moda, alimentação fora de casa e varejo tradicional. 

Além disso, outros 10 setores serão fortemente afetados, totalizando mais de 21,5 milhões de empregos afetados na economia brasileira. 

Em momentos como esse, é necessário se reinventar e investir em novas maneiras de gestão de negócios e em novas estratégias. Pensando nisso, hoje vamos te falar sobre porque o CRM Marketing se tornou ainda mais valioso na crise.

Os efeitos da crise

Com os estabelecimentos comerciais fechando, fábricas suspendendo operações, bares e restaurantes fechados por tempo indeterminado, é claro que a economia iria sofrer um impacto gerado por essas paralisações. 

A suspensão de contratos de trabalho e o auxílio emergencial do governo são soluções momentâneas. A demissão de funcionários é algo que está ocorrendo em todas as partes do Brasil.

Mesmo com demissões, pequenos e médios negócios não conseguem se manter diante da crise, o que acaba resultando em fechamento ou falência.

Além disso, para os estabelecimentos que permanecerem funcionando, novas medidas de segurança e prevenção para evitar a disseminação do vírus devem ser adotadas. Como uso contínuo de álcool em gel, manter distância mínima de 2m entre as pessoas, limpeza constante de materiais expostos e uso de máscara e proteção por parte dos funcionários. 

Por que o CRM Marketing se tornou ainda mais valioso na crise

Em momentos de crise, o investimento em marketing e diferentes estratégias de comunicação são o que dão a possibilidade de empresas se recuperarem e se manterem vivas em um mercado que está sofrendo.

 O CRM é customer relationship management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente. É uma ferramenta responsável por gerenciar o seu relacionamento com o cliente, automatizando e gerenciando os processos de maneira a fidelizar o cliente e deixá-lo cada vez mais satisfeito com o seu produto ou serviço. 

Com a ferramenta, o seu tempo é otimizado e você passa a ter uma visão maior da satisfação do seu cliente, controle de follow-up, informações para elaborar o planejamento estratégico e um acompanhamento em tempo real do desempenho. 

Um CRM é indicado para você se os processos da sua empresa não são eficazes, se o relacionamento com os clientes é baixo e se as suas informações ficam perdidas em outras plataformas, papéis e agendas. 

O Marketing Digital é a solução para a crise

A verdade é que ninguém está preparado para lidar com crises e enfrentá-las, saindo intactos e sem sofrer um pouco com o momento.

O que podemos fazer é tentar ao máximo nos preparar e nos adaptar à nova realidade, sendo o marketing digital e o CRM ótimas opções de otimização de tempo e equipe.

Quer começar agora mesmo a investir no marketing da sua empresa, trazendo resultado eficaz? Entre em contato conosco!

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram