Criação de sites: 4 erros que devem ser evitados

Criação de sites: 4 erros que devem ser evitados

Que um site é fundamental para a construção de sua presença digital, você já sabe. Afinal, não basta estar online: é preciso ter uma sólida construção da sua autoridade e reputação nos canais digitais. E não dá para fazer isso sem seu endereço na web. 

No entanto, mesmo sabendo da importância da criação de sites para o negócio, muitas pessoas cometem erros básicos — talvez na pressa de querer o produto rapidamente desenvolvido, talvez pelo medo de despender um investimento maior que o previsto. 

Mas é certo que um site deve ser construído com muita cautela, dada sua essencialidade. Por isso, no post de hoje, vamos te contar os erros na criação de sites dos quais você precisa se precaver. 

Só assim será possível alcançar resultados efetivos e duradouros para sua empresa. E aí, quer aprender tudo? Vamos lá! 

1. Templates prontos em 5 minutos

Sabemos que os templates de site prontos podem parecer irresistíveis. Afinal, eles ficam prontos rapidamente e dão a sensação de que você começará a estar online de forma rápida, simples e prática. Mas não se engane: é bem possível que essa seja uma “furada”. 

Esses templates, além de pouquíssimo personalizáveis em termos de layout — ou seja, conversam pouco com a identidade da sua marca —, a chance de você passar despercebido é grande com um visual tão comum. 

Também não é raro que as limitações de configurações nesses templates sejam verdadeiros obstáculos. Por isso, pense duas vezes antes de adquirir. Lembre-se que o mais simples e barato quase nunca é o mais efetivo. 

2. Falta de responsividade

Já falamos aqui no blog sobre a importância da responsividade, e este processo é tão essencial que precisamos repetir aqui. Não levar em consideração um modelo responsivo na hora da criação de sites é um grande obstáculo para alcançar resultados realmente efetivos na hora de conquistar clientes. 

Em linhas gerais, um site responsivo é aquele com o template adequado a qualquer formato de tela (smartphone, desktop, tablet e por aí vai). Uma vez que grande parte dos acessos à internet é feita por dispositivos móveis, você não pode deixar isso de lado. 

Ah, e um conteúdo responsivo não é apenas o mesmo layout adaptado, ok? É um layout novo, com ajustes fundamentais. Por isso, é fundamental ter um especialista em desenvolvimento para a criação de sites nesse sentido.

3. Não fazer uma comunicação integrada 

Para é construir sua presença digital e autoridade, é imprescindível ter uma comunicação bem redonda e alinhada, mesclando todos os seus canais. Assim, se você está presente na web com perfis em redes sociais, é fundamental que tudo isso esteja no seu site. 

Assim, não cometa o erro de não integrar todos os canais no seu site. Ele deve funcionar como seu “hub de conteúdo”, ou seja, deve centralizar todas as informações e pontos importantes da sua empresa, incluindo seu perfil. 

4. Investir na criação de sites sem pensar no conteúdo

De nada adianta um site bem desenvolvido se você não o alimenta com conteúdo de qualidade constantemente (e com uma regularidade mais fixa também). 

Dessa forma, é fundamental ter um profissional especializado em produção de conteúdo, SEO e planejamento de editorias para seu site e blog. Sempre levando em conta, claro, a revisão gramatical.

E não se preocupe: esse profissional pode tanto ser interno, da sua equipe, quanto terceirizado. A importância é que ele tenha um conhecimento aprofundado sobre seus produtos, serviços e sobre a empresa, no geral. 

Gostou das nossas dicas? Esses são os 4 erros que você deve evitar quando começar sua criação de sites. Não se esqueça da importância de contar com o auxílio de uma empresa especializada em tecnologia para esse checklist não passar despercebido. 

Escrevemos sobre como escolher uma empresa parceira nesse sentido aqui no blog. Clique aqui e confira!