Corretores online: é hora da sua corretora prospectar no meio digital

Corretores online: é hora da sua corretora prospectar no meio digital

O mercado de seguros vem crescendo a cada ano no Brasil, porém ainda está a passos lentos no processo de modernização digital.

Ao contrário de outros segmentos, como o mercado imobiliário, por exemplo, que vem ganhando espaço no meio digital, no ramo de seguros ainda há uma resistência na comercialização e divulgação de seguros online.

Se a sua corretora ainda não aposta em serviços digitais como corretores online para prospecção, a leitura deste artigo é essencial. Confira!

Venda de seguros online: tendência para os próximos anos

Em países de primeiro mundo, como é o caso da Inglaterra e Estados Unidos, há a obrigatoriedade da contratação de diversos tipos de seguros.

No entanto, no Brasil ainda há uma resistência por parte da população em pensar no longo prazo. 

A pandemia do coronavírus causou uma mudança significativa neste cenário. Por exemplo, a contratação de seguros de vida, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), aumentou em 11,7% de janeiro a setembro, comparado ao mesmo período em 2019. 

Uma grande tendência, principalmente neste ano, ainda pouco explorada no ramo de seguros, foram os serviços de cotação online. 

Muitas seguradoras e corretoras dispõem em seus canais digitais os mecanismos de corretores online que funcionam tanto para cotação como para fechamentos de contratos. 

Quais tipos de seguros podem ser vendidos online

Com certeza, as formas de seguros mais populares no mercado são os seguros de vida e seguros para proteção veicular. 

Mas há uma grande variedade de produtos disponíveis no mercado. De seguros residenciais, a seguro odontológico, viagem, equipamentos portáteis, etc. 

De fato, todos os seguros podem ser vendidos no meio digital, e empresas que oferecem serviço de corretores online saem na frente.

Por exemplo, para realizar a cotação de um seguro auto, basta o cliente entrar no site da empresa, preencher os seus dados, e, em alguns casos, pode até mesmo fechar o contrato no mesmo momento, de forma remota.  

Vantagens da venda de seguros com corretores online

A venda de seguros com corretores online tem se mostrado bastante atraente, tanto para profissionais do mercado de seguros, como também para profissionais do e-commerce. 

Dessa maneira, ao prospectar pelo meio digital é possível expandir o alcance de atendimento e operação da corretora ou seguradora em comparação ao modo convencional de prospecção. 

Além disso, é possível contar com maior agilidade na comercialização de seguros online, pois cotações e contratos podem ser realizados a qualquer momento, mesmo quando não há a presença de um profissional. 

E ainda há o fator de redução de custos para a empresa, comparado ao modo convencional de vendas (que envolve deslocamento, etc…)

E como fica o papel do corretor de seguros? 

É comum haver receio por parte de profissionais quando o assunto se trata sobre modernização e tecnologias em uma área tradicional, baseada, sobretudo, na confiabilidade e no aperto de mãos.

Porém, os corretores de seguros devem compreender o processo de digitalização como um aliado para auxiliá-los na prospecção de clientes. 

As ferramentas digitais estão à disposição do mercado para impactar mais pessoas e, assim, aumentar o volume de vendas diretas.

Para os próximos anos, empresas que não recorrerem à digitalização poderão sofrer sérios impactos financeiros. 

A praticidade das compras onlines vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, logo, todos os setores da economia devem estar atentos a novas oportunidades, assim como é o caso das corretoras e seguradoras. 

Quer saber mais sobre o nicho de corretores online? Entre em contato com a Don Advice hoje mesmo! Nós somos uma insurtech especializada no mercado securitário, com clientes de renome como a TGL, Multiseg e Volant Seguros

tendências marketing digital