5 conceitos de marketing digital que você precisa saber

5 conceitos de marketing digital que você precisa saber

Assim como em toda área, no marketing digital há uma gama de conceitos e particularidades que são comuns serem citadas por profissionais e agências. 

Pensando em auxiliar no seu dia a dia, produzimos este artigo com os 5 principais conceitos de marketing digital que é preciso dominar para não ficar perdido no meio online. Confira!

Inbound marketing

O inbound marketing é o primeiro conceito de marketing digital que todo profissional e cliente deve dominar, pois é nada mais que uma estratégia de marketing baseada na atração de clientes em potencial (leads). 

A estratégia é realizada por meio do marketing de conteúdo para obtenção de leads, por exemplo, ao oferecer materiais ricos, como e-books, planilhas, etc em troca das informações do lead. 

Lead

Este termo também aparecerá muito, pois todas as estratégias de marketing digital possuem o principal fim: atrair a atenção dos usuários e os converter em lead e, por fim, em clientes. 

O lead é nada mais que uma pessoa com potencial para ser cliente que forneceu os seus dados de contato para a empresa, em busca de receber algo em troca, como um ebook, uma avaliação gratuita, etc. 

Após o usuário se converter em lead por meio de landing pages (páginas com foco em conversão) e formulários, dependendo do perfil da pessoa, ela pode se tornar um lead qualificado e, finalmente, um cliente.

Lead scoring 

Acima, foi citado sobre o perfil do lead que, caso seja convertido por meio de uma landing page, é bem possível que se torne um lead qualificado. 

Para isso, há a ferramenta de lead scoring, que é uma técnica utilizada no Inbound marketing para monitorar estes leads com maior potencial de compra. 

O lead scoring fará uma pontuação de acordo com o perfil do lead. Por exemplo, uma agência focada no ramo imobiliário. 

Ao oferecer um ebook, os leads que converterem neste material e possuírem cargo diretor ou proprietário, atuarem na área imobiliária e possuírem interesse em marketing digital, receberão uma nota alta, pois podem ser um cliente em potencial. Já se o lead fosse um estagiário da área receberia uma nota mais baixa, e assim por diante. 

E-mail marketing 

O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada no marketing digital para realizar o relacionamento da empresa com a sua base de leads e clientes, além de auxiliar também na geração de tráfego de um site. 

Por meio da estratégia de e-mail marketing, é possível realizar campanhas direcionadas ao perfil do lead, enviando, por exemplo, conteúdos que realmente atendam às suas necessidades. Ao estreitar o relacionamento com o lead, será possível realizar um maior número de vendas. 

Marketing de conteúdo

Se você está pensando em contratar uma agência de marketing digital, o entendimento deste conceito é fundamental para compreender toda a estratégia. 

O marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para a atração de leads, por meio de conteúdos ricos, relevantes e gratuitos. 

Por meio dessa estratégia, é possível gerar maior credibilidade e autoridade de sua marca, além de aumentar suas vendas e criar uma base de clientes em potencial que acompanhem a sua empresa. 

Com o conhecimento desses conceitos, você ficará mais seguro no processo de contratação de uma agência, além de entender melhor o papel do marketing digital no desenvolvimento do seu negócio!

Conte com a Don Advice para desenvolver a sua estratégia! 

Aproveite e acompanhe nossas novidades no Facebook, Instagram e Linkedin