Como elaborar um plano de marketing para sua corretora?

Como elaborar um plano de marketing para sua corretora?

Para fidelizar seu público e conquistar novos clientes, você já deve saber da necessidade de investimentos em marketing digital no contexto de mercado em que nos encontramos. 

Essa é, atualmente, a forma ideal de ganhar destaque frente à concorrência e conquistar um verdadeiro diferencial competitivo por meio da construção da relevância e autoridade de seu negócio. 

Se você deseja elaborar um plano de marketing para sua corretora, saiba que alguns passos não podem, de forma alguma, ser deixados de lado. É preciso planejamento, organização e, principalmente, auxílio — ainda mais se você estiver começando a entender sobre marketing por agora. 

E aí, quer saber como começar? Continue com a gente e confira o passo a passo abaixo! 

Formar uma equipe 

Para começar a desenvolver o seu plano de marketing, o primeiro passo é a formação de uma equipe bem estruturada, com profissionais competentes e qualificados na área de comunicação digital, basicamente. 

É importante contar com verdadeiros especialistas, uma vez que o marketing digital está em constante mudança — constante mesmo, com atualizações rápidas de conceitos e tendências. Assim, é preciso reter talentos que entendam o assunto e estejam em dia com os estudos e pesquisas sobre o tema. 

Definir funções 

A definição de funções de sua equipe vai depender do momento em que seu negócio está e quais os seus principais objetivos ao elaborar um plano de marketing para a corretora. Dessa forma, é importante, primeiro, definir essas metas e expectativas para alinhamento de qual função será ou não necessária. 

Tendo isso em vista, conheça algumas das principais atribuições de um equipe de marketing:

  • gerenciamento da comunicação da corretora, de forma geral;
  • desenvolvimento de campanhas online para clientes e potenciais clientes;
  • definição e gerenciamento de canais para atração de clientes (redes sociais etc);
  • produção de conteúdo para o blog e demais conteúdos textuais (fluxo de nutrição, e-mail marketing etc);
  • gestão do investimento em mídia paga, anúncios etc. 

É fundamental, no entanto, contar com um planejamento estratégico e apoio especializado no ramo securitário para definir as funções de forma estruturada e focando apenas no que é estritamente necessário. 

Nesse sentido, o auxílio de empresas de tecnologia, focadas em marketing digital para corretoras e seguradoras, é provavelmente o caminho mais seguro e ideal. 

Eleger ferramentas 

Para quem está investindo em um plano de marketing bem estruturado, a escolha das ferramentas para o processo de implementação do foco em digital na corretora é um passo primordial e de extrema relevância. 

Novamente, é preciso de um alinhamento de objetivos e expectativas, claro, mas existem algumas ferramentas básicas essenciais para esse início: 

  • CRM para gerenciamento dos processos da equipe de vendas, preferencialmente personalizado para o mercado securitário;
  • ferramenta de automação de e-mail marketing (MailChimp, por exemplo);
  • ferramenta para blog (WordPress, por exemplo);
  • ferramenta para gerenciamento de redes sociais (HootSuite ou MLabs, por exemplo); 
  • ferramenta para gerenciamento de tarefas (Trello, por exemplo); 
  • ferramenta para pesquisa de palavras-chave (SEMRush, por exemplo). 

Não se esqueça da importância de pesquisar as ferramentas de forma comparativa, levando em consideração os preços (algumas são gratuitas!) e benefícios de cada uma. 

Definir métricas para acompanhamento no plano de marketing

Para que o plano de marketing seja lucrativo e efetivo, é importante que haja um acompanhamento constante dos resultados. Assim, é possível definir aquilo que está funcionando, o que precisa ser aprimorado, descartado e por aí vai. 

Isso só pode ser feito a partir da definição das métricas de acompanhamento (KPIs) e, ainda, do cronograma (com metas traçadas e prazos). Nesse sentido, contar com um auxílio especializado em plano de marketing para corretoras é de grande valia. 

Dica bônus: analisar aspectos básicos

De nada adianta começar a elaborar um plano de marketing sem analisar, primeiramente, os aspectos básicos de sua corretora. Por isso, antes de tudo, procure entender melhor sobre como esses pontos afetam sua estratégia:

  • tamanho da sua empresa;
  • desafios do contexto em que você se encontra;
  • possibilidade de terceirização dos serviços. 

E aí, gostou de nossas dicas para elaborar um plano de marketing para sua corretora? Então siga nos acompanhando e confira, também, como escolher o pacote de marketing ideal para sua corretora