5 benefícios que o Business Intelligence pode trazer para sua empresa

5 benefícios que o Business Intelligence pode trazer para sua empresa

Em meio a um mercado extremamente competitivo e com consumidores dispostos a trocar de fornecedor quando necessário, cada detalhe faz a diferença para fazer o seu negócio rodar com alta performance e produtividade. 

Para que o sucesso seja atingido, é preciso estar sempre à frente, buscando por alternativas de auxílio em gestão cada vez mais completas e modernas. É nesse cenário que nos deparamos com o termo business intelligence, ou inteligência de negócios/inteligência comercial. 

Em linhas gerais, é um conjunto de técnicas e teorias que pode lhe ajudar, na prática, a atingir a alta performance de gerenciamento e, assim, aumentar os seus lucros e receita a partir da criação de um diferencial competitivo para o seu público. 

E aí, você quer conhecer mais sobre o conceito de business intelligence e descobrir os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa? Então você precisa ler este artigo. Continue com a gente!

O que é business intelligence?

Conforme lhe contamos acima, podemos classificar o business intelligence como um conjunto de teorias e ferramentas voltadas para a gestão do seu negócio. 

Nesse sentido, portanto, a área conta com metodologias, processos e tecnologias que perpassam por todas as áreas de seu negócio, desde o comercial até o marketing, por exemplo. 

O business intelligence é extremamente focado em análise de dados, principalmente. Ou seja, a partir da adoção de uma estratégia voltada para inteligência comercial, o fluxo a se seguir, geralmente, é de coleta e agrupamento de informações do seu negócio e, posteriormente, interpretação de todos eles sob a ótica da gestão de performance. 

Pode-se dizer, então, que o business intelligence é uma ferramenta que lhe auxiliará a estruturar um planejamento estratégico para a sua empresa, tendo em vista a criação de vantagens competitivas que aperfeiçoem as soluções que você oferece ao seu público e, ainda, desenvolvam melhor os processos gerais da companhia. 

Toda essa otimização de processos, é claro, traz uma série de vantagens para o seu negócio. Abaixo, falamos mais sobre eles. 

Quais os benefícios do business intelligence para sua empresa?

A análise e interpretação dos dados gerais de cada área da sua empresa levam você e seu time a conseguirem chegar em soluções práticas e, principalmente, sustentáveis para o negócio. 

Assim, notamos que a aplicação do business intelligence traz 5 grandes benefícios primordiais. Veja:

  1. Melhorias na eficiência e produtividade;
  2. Auxílio em tomadas de decisão;
  3. Drástica redução de custos em uma série de processos e áreas;
  4. Descoberta de pontos de oportunidade para investimento;
  5. Aumento de vendas e, consequentemente, de receita. 

Como é possível notar, o business intelligence já é fundamental para empresas que almejam crescimento frente à competitividade do mercado. 

E, ainda, tendo em vista as vantagens da inteligência comercial, notamos também que, a partir dela, é possível construir também as chamadas análises preditivas — ou seja, prever oportunidades, ou mesmo potenciais problemas. Essa é uma ferramenta, portanto, que antecipa soluções para conflitos em seu mercado. 

E você, já conhecia o conceito de business intelligence? Não vê a hora de aplicar em seu negócio? Conte mais para a gente nos comentários abaixo!