Passo a passo para segmentar sua base de leads

Passo a passo para segmentar sua base de leads

Para que uma mensagem seja efetiva, é fundamental que ela chegue até a pessoa certa. De que adianta, por exemplo, tentar vender pneus para jovens que ainda não dirigem? Pois bem: se você deseja divulgar seus produtos e serviços de maneira eficaz, é preciso se comunicar com as pessoas certas. 

Daí vem a importância de segmentar sua base de leads. Fazendo isso, suas campanhas de e-mail marketing lhe trarão ainda mais sucesso e conversões. Mas como realizar essa segmentação, afinal? 

No post de hoje, vamos te contar a importância de segmentar sua base de leads e quais resultados essa ação digital pode fazer pelo seu negócio. Continue nos acompanhando! 

Qual a importância de segmentar a base de leads?

O exemplo dos pneus que usamos na introdução serve para qualquer negócio, incluindo a venda de seguros. É simples: para divulgar um seguro de vida, por exemplo, você precisa conversar com uma pessoa que realmente necessita. O mesmo serve para qualquer outro tipo de seguro. 

Você já deve ter reparado em seu tempo de mercado e experiência que cada um dos seguros se encaixa melhor para um perfil de público, correto? Por isso é importante segmentar a sua base de leads: assim, você conseguirá dinamizar suas ações de marketing, atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais. 

Ah, e a segmentação não é importante apenas pensando em seus produtos, mas também no estágio de compra que cada pessoa se encontra. 

Existem aquelas que já têm consciência de suas necessidades em adquirir um seguro, mas outras que ainda precisam entender o problema que possuem e, além disso, as possíveis soluções para tal. Isso nos leva ao próximo tópico. 

Quais os tipos de leads em uma base?

É possível classificar seus leads das mais diferentes maneiras. Mas, inicialmente, é preciso diferenciá-los a partir de um simples critério: leads quentes e leads frios. Vamos a eles:

O que são leads frios?

Os leads frios são aqueles que ainda não estão aptos a comprar o seu produto ou serviço. Eles ainda estão no início de sua jornada e, provavelmente, ainda não compreendem o “problema” que possuem — e que você pode solucionar. 

O que são leads quentes?

Os leads quentes, por outro lado, representam aquelas pessoas que já têm intenção de compra. Ou seja, você já pode passá-las para o comercial, uma vez que elas entendem o problema e já conhecem a solução necessária.

É importante ter essa classificação em mente para que suas campanhas sejam segmentadas de acordo com os interesses desses tipos de leads. Afinal, as informações que um lead frio precisa são muito diferentes das que um lead quente procura — e você precisa dessa distinção para se comunicar de maneira efetiva. 

E aí, como segmentar a base de leads? 

Você pode fazer a sua segmentação de campanha de e-mails levando em conta uma série de pontos. Tudo isso vai depender dos seus objetivos e do que você precisa vender ou informar naquele momento. 

Alguns critérios usados são:

  • cargo ou ocupação;
  • idade;
  • gênero;
  • região;
  • interesses (interações com seu negócio e conteúdos, materiais que já baixaram etc). 

Para além disso, algumas dicas são essenciais no processo de segmentação. A mais importante é não comprar listas de e-mails para realizar os disparos de sua campanha. Isso compromete toda a efetividade do plano de marketing, gera poucos resultados (afinal, a lista comprada não é segmentada de acordo com as necessidades de seu negócio) e, ainda, pode te mandar diretamente para a caixa de spam. 

Lembre-se também de que uma boa segmentação não é feita da noite para o dia. É fundamental realizar testes, revisar formulários e landing pages, entender se seu negócio necessita de novas informações das pessoas e por aí vai. 

Nesse sentido, contar com uma empresa de tecnologia especializada no mercado securitário é de extrema importância para segmentar sua base de leads. Continue com a gente e saiba como a Don Advice tem soluções excelentes para que você venda mais e melhor.