Automação de marketing não é bicho de sete cabeças

Automação de marketing não é bicho de sete cabeças

Automação de Marketing é a utilização de softwares com o objetivo de otimizar processos, tornando-os mais simples, fáceis de mensurar e mais eficazes.

Quem está iniciando sua jornada no Marketing Digital provavelmente já se deparou com o termo Automação de Marketing. Afinal, é possível utilizar inúmeras estratégias para divulgar seu produto/serviço. 

Contudo, executá-las com maestria é um desafio para muitos iniciantes, seja pela falta de conhecimento técnico, seja pela falta de mão de obra qualificada.

É aí que entra a Automação de Marketing — agilizando processos manuais e facilitando a mensuração das métricas das mais diversas estratégias do marketing digital. 

Se você é daqueles que pensa que a automação é um bicho de sete cabeças e é complicada demais para sua empresa, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos te provar que as automações são simples e fáceis de utilizar. 

Continue lendo!

O que é Automação de Marketing? 

É normal que os profissionais que utilizem o marketing digital necessitem de ferramentas que reduzam o trabalho manual, simplificando processos mais complexos. 

A Automação de Marketing é a utilização de ferramentas e programas para aumentar a eficiência e diminuir o tempo gasto em cada tarefa.

Existem diversas opções disponíveis no mercado: agendamento automático de postagens nas redes sociais, disparos de e-mails específicos de acordo com informações do lead ou ações feitas no seu site/landing pages, etc. 

Cada uma delas é responsável por avaliar se os leads estão realmente prontos para conversar com a equipe comercial do seu negócio, além de reunir as informações em um só lugar para facilitar a mensuração do retorno sobre o investimento (ROI).

Por que investir em automação de marketing? 

Com as automações de marketing, é possível adotar mais de um tipo de estratégia de marketing digital ao mesmo tempo. Afinal, o principal objetivo desse tipo de ferramenta é diminuir o tempo gasto em processos manuais. 

E essa é apenas uma das vantagens em automatizar os processos das estratégias digitais para uma empresa. Acompanhe a seguir as demais: 

Mais eficiência para o funil de vendas

As automações de e-mail marketing permitem a segmentação do lead de acordo com seu estágio no funil de vendas. Dessa maneira, é possível enviar conteúdos e e-mails mais adequados de acordo com as necessidades de cada caso. 

Otimização na comunicação com os clientes

A qualidade na comunicação com a audiência é imprescindível para o sucesso das suas estratégias de marketing digital. 

As automações de mídias sociais, por exemplo, permitem que o tempo gasto na postagem de conteúdos seja utilizado para criar novas pautas ou realizar o suporte dos canais de atendimento online. 

Vale ressaltar que a facilidade de mensurar as métricas de cada estratégia garante que apenas as medidas que geram resultados sejam priorizadas no planejamento de marketing.

Redução de custos 

Ao diminuir o tempo destinado às tarefas manuais, os seus colaboradores podem exercer atividades mais relevantes para a atração e conversão de leads. 

Em alguns casos, é possível executar mais ações sem precisar contratar mais funcionários para cumprir as novas demandas.

Todos esses fatores são fundamentais para quem precisa colocar novas estratégias em ação.

Viu como a automação de marketing é simples e fundamental para empresas que desejam escalar suas ações no ambiente digital?

Se você quer continuar aprendendo, nós da Don Advice temos uma novidade imperdível —  um e-book COMPLETO e GRÁTIS sobre marketing digital.