Análise e desenvolvimento de sistema: o que podem fazer pela minha empresa?

Análise e desenvolvimento de sistema: o que podem fazer pela minha empresa?

Você já deve ter ouvido o termo análise e desenvolvimento de sistema.

Mas, você sabia que tarefas e processos que acontecem dentro da sua empresa, como controle de vendas, acompanhamento da base de clientes, análise de estoque e relatórios de marketing, podem ser simplificados através de automação? 

Estamos falando dos sistemas de gestão empresarial, que podem te proporcionar controle e acompanhamento de todos os departamentos.

Antes da chegada de sistemas mais robustos e computadores mais desenvolvidos, o controle das atividades de uma empresa era feito por papel ou por planilhas complexas e divididas. Esse método de análise de sistemas gera retrabalho e demora para ser executado, o que impacta na eficácia dos processos e produtividade dos departamentos.

Uma das formas de evitar esses problemas é a utilização de análise e desenvolvimento de sistemas: criar uma estratégia que envolva a implementação de um Sistema de Gestão Empresarial.

O que é um Sistema de Gestão Empresarial?

Um Sistema de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning) é um software que permite automatizar vários processos operacionais e integrar diferentes áreas de uma empresa, independente do tamanho dela. Além disso, esse sistema ajuda seu negócio a gerenciar tarefas de gestão e revolucionar a rotina.

O software de um sistema de gestão empresarial envolve também um conjunto de aplicações customizáveis, o que significa que esse sistema é adaptável para sua empresa e para o mercado no qual ela está inserida.

Uma vez que os dados e processos de diferentes departamentos são integrados e concentrados em um só lugar, o monitoramento das informações é mais eficaz. Isso quer dizer que é possível medir ações e processos da empresa, a fim de descobrir o que está dando certo ou não.

Ao implementar um software de análise e desenvolvimento de sistemas, portanto, é possível presenciar diferentes benefícios no dia a dia e nos processos de uma empresa. 

Para saber quais são esses benefícios, é só continuar lendo esse artigo.

Benefícios da análise e desenvolvimento de sistema

Entre as principais vantagens que um sistema de gestão empresarial pode trazer, uma que se destaca é o aumento da confiabilidade dos dados. Dados monitorados e integrados diminuem o retrabalho e aumentam a eficácia dos processos

A consequência de aumentar a qualidade das informações é que decisões passam a ser tomadas mais rápidas e com mais precisão. 

Outro ponto importante da adoção de um sistema de gestão é a redução de custos, uma vez que a análise do sistema permite o controle do fluxo de caixa e minimiza gastos.

Além disso, o acesso a todas os dados de todos os departamentos facilita o controle e a captação de base de clientes, o que significa que a empresa passa a ter um ciclo de vendas mais dinâmico e aumenta a competitividade no mercado

A análise e desenvolvimento de sistemas  de gestão dentro do seu negócio traz maior qualidade e maior transparência no fluxo de dados de cada departamento!  

Assim, outro ponto positivo é também o planejamento: o sistema de gestão gera relatórios completos e unificados, o que facilita a definição de próximos passos dentro de cada área. 

E ainda, ao incluir o sistema de gestão na rotina da sua empresa, as análises geradas por ele trazem benefícios relacionados a aumento de produtividade — a automatização de processos otimiza o trabalho de cada colaborador, e assim o tempo ganho pode ser utilizado para decisões importantes e maior cuidado com tarefas e ações que impactem os clientes.

Para a maioria das empresas, investir em uma ferramenta ou sistema de gestão significa melhorias de produtividade e maior compreensão dos problemas e necessidades de cada área. A partir do momento que isso é feito, você verá todas essas vantagens que um sistema de gestão pode trazer para sua empresa!