5 dicas para preparar um bom roteiro de Live no Instagram

5 dicas para preparar um bom roteiro de Live no Instagram

Que o ano de 2020 no marketing digital foi das lives no Instagram, não há mais dúvidas. Com o isolamento social, as transmissões ao vivo ganharam força e a tendência é que continuem para o ano de 2021. 

Contudo, para uma transmissão ao vivo de sucesso é importante estar atento a algumas questões. 

Neste artigo, separamos para você 5 dicas para elaborar um bom roteiro de live no instagram e alcançar muita visibilidade. Confira!

Defina o tema de sua live 

O primeiro passo para realizar uma live de sucesso é o planejamento. Por isso, primeiramente defina a sua pauta, ou seja qual será o tema de sua live.

Se você ainda não sabe por onde começar, primeiro anote em um papel todas as ideias que passam pela sua cabeça, de preferência para assuntos que tem domínio. 

Após isso, identifique quais das ideias podem gerar mais valor para o seu público, tanto para os seus seguidores, como para os que você busca atrair. 

Planejando o roteiro

Para montar um bom roteiro de live no instagram, é preciso imaginá-lo como uma redação: afinal, todo texto tem um começo, meio e fim, não é mesmo? E um roteiro de live também funciona assim. 

É preciso que o conteúdo seja de qualidade (em todos os momentos da live) para não perder a sua audiência. 

Além disso, fique atento em relação a alguns detalhes técnicos como: 

  • horário em que a live será realizada;
  • tempo de duração;
  • título da live – deve chamar a atenção do público;
  • enquadramento e cenário;
  • ter em mãos equipamento básico para a live;

Dicas para a abertura da live

Na abertura, a primeira coisa a se fazer é dar as boas-vindas e após, realizar a apresentação dos participantes. 

Busque de maneira sintética resumir a sua história. Lembre-se de sempre se comunicar com a sua audiência e explique de forma breve o que irá falar ao longo da live. 

Para fazer com que o seu público permaneça até o fim é importante mostrar atenção, respondendo perguntas e interagindo com as pessoas durante a transmissão. 

Dizer que irá sortear um brinde no final, caso seja possível, também é uma boa dica para manter os participantes atentos. 

Dicas para o “meio” da live 

O meio da live é o momento onde está o conteúdo relevante de fato. Nesta etapa da live, busque em seu roteiro listar quais os tópicos serão abordados dentro do assunto escolhido e qual será a dinâmica da live.

Uma boa dica é listar as 10 maiores dúvidas do seu público a respeito do tema. No roteiro, devem constar as respostas para que você treine e esteja preparado no momento da transmissão. 

Encerramento e despedida

No momento da conclusão da live, agradeça a todos pela participação e anuncie quando ocorrerá a próxima, para criar mais conexão com o público.

Você também pode convidar as pessoas a acessarem o seu site e seguirem você nas redes sociais. 

Caso você deseje convidar uma pessoa para participar de sua live, busque por especialistas ou pessoas de sua área que dominam o assunto. 

Trazer convidamos é uma excelente maneira de mostrar credibilidade à sua audiência e também mais visibilidade para suas lives ao longo do tempo. 
Gostou das nossas dicas sobre como preparar um bom roteiro de live no instagram? Aproveite e acompanhe o Instagram da Don Advice para ficar por dentro de nossas novidades e dicas de marketing digital!

roteiro de live