4 erros que você não pode cometer ao otimizar site

4 erros que você não pode cometer ao otimizar site

O site é a vitrine dos seus produtos e serviços, sendo, na maior parte das vezes, o primeiro contato que o cliente terá com a sua empresa.

Para que um site seja rápido e desempenhe de maneira eficiente nos mecanismos de busca é preciso uma série de otimizações de rotina.

No entanto, é preciso ficar atento para não cometer alguns erros e assim comprometer a performance de seu site.

Confira abaixo os principais erros que não podem ser cometidos ao otimizar o site que separamos para você! 

Não implementar o certificado de segurança (SSL)

O certificado de segurança ou SSL (Secure Sockets Layer) é uma tecnologia global de segurança padrão de sites que permite que a comunicação seja criptografada entre um navegador de internet e um servidor de web.

O SSL deve constar em todos os sites, pois além de reduzir os riscos de roubos e adulteração das informações confidenciais por hackers ele também prova que o seu site é autêntico e confiável. 

Além disso, o SSL também auxilia para melhor posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, pois a segurança é um dos fatores que o Google analisa para a classificação. 

Logo, se o seu site ainda não possui um certificado de segurança, ou está com ele expirado, procure o implementar rapidamente. 

Não formatar as imagens de seu site

Reduzir o tamanho dos seus arquivos de imagem é essencial para ajudar no desempenho do seu site. 

É preciso ficar atento para que ao formatar as imagens elas não percam qualidade, pois isso também pode comprometer a visibilidade do seu site. 

Existem vários truques que permitem que os arquivos de imagem sejam reduzidos e ainda fiquem com qualidade e apresentáveis. 

É necessário ter em mente que as imagens “grandes” podem reduzir a velocidade de seu site, afetando a experiência do usuário e com isso você também perderá pontos nos mecanismos de busca.

Você pode otimizar as imagens utilizando um plugin ou script que aceleram o tempo de carregamento da página. 

Existem mais formas de otimizar suas imagens. Uma delas é simplesmente compactá-las antes de enviar para o seu site. Isso pode ser feito também em ferramentas como o Adobe Photoshop, TinyPNG e Smush.it

Ignorar o tempo de carregamento do site

Para que um site tenha uma performance eficiente é preciso otimizar o tempo de carregamento do site. 

O tempo de carregamento do site é um dos principais fatores que são levados em consideração para o ranqueamento nos resultados de busca, interferindo de modo direto nos resultados de acesso orgânico. 

Sites lentos causam péssimas experiências ao usuário, pois afetam a navegação e também prejudicam a indexação do site, além de claro, afetar a venda e visibilidade de seus produtos e serviços. 

Procure medir a velocidade de seu site por meio das plataformas abaixo:

Para melhorar a velocidade do carregamento de seu site, as ferramentas que citamos acima, farão um diagnóstico dos eventuais problemas e sugestões de como otimizar. 

Esquecer das meta descriptions 

A meta description é fundamental para o tráfego do seu site. Ela trata-se daquele pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando é realizada uma pesquisa no Google. 

Este elemento funciona como um fragmento do código HTML e tem como função resumir o que será abordado na página. 

É importante destacar que a meta description não é um fator de rankeamento direto, mas ainda assim possui importância para as ferramentas de busca, pois aparece na página de resultados como um resumo, atraindo a atenção do usuário. 

Ao utilizar a palavra-chave pesquisada no meta description é uma maneira de dar mais destaque ao seu conteúdo e aumentar as chances de clique. 

A meta description também possui importância nas mídias sociais. Ao publicar um conteúdo também aparecerá o resumo. Lembre-se também de utilizar as calls-to-action para indicar ao visitante o que a sua empresa quer que ele faça, por exemplo: “clique aqui e saiba mais”.

E então, gostou das nossas dicas sobre os erros que não podem ser cometidos ao otimizar site? Confira mais conteúdos de otimização de site e marketing digital em nosso blog

otimizar site